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Amortecedores (f) serão instalados sob o anel superior e substituirão as antigas hastes

Amortecedores (f) serão instalados sob o anel superior e substituirão as antigas hastes

28/07/2011 - 11h04

Com 176 amortecedores, Mineirão vai balançar menos após reforma

Guyanne Araújo
Em Belo Horizonte

O famoso ‘balanço’ das arquibancadas do Mineirão embalado pela vibração dos torcedores em dia de casa cheia será reduzido na modernização do estádio, que passa por reforma para receber jogos da Copa do Mundo de 2014. Numa medida que pretende aliar segurança e conforto, estão sendo instalados amortecedores sob o anel superior.

SERÃO INSTALADOS 176 AMORTECEDORES

  • Guyanne Araújo/UOL Esporte

    Ricardo Barra, do consórcio responsável pela obra do Mineirão: medida aliará conforto e segurança

Isso porque as medições realizadas durante o Campeonato Brasileiro de 2009 indicavam que as vibrações do Mineirão estavam 40% acima do limite aceitável. No total, serão 166 amortecedores que ficarão sob a parte superior do estádio.  

De acordo com a National Building Code of Canada (NBC), órgão normalizador internacional, a ‘aceleração da gravidade’ (nível de vibração) deve estar entre 4% e 7%. No Mineirão, esse nível chegava a 9,7%. Com os novos amortecedores, a expectativa é obter um número menor que 5%, dentro dos padrões exigidos pela Fifa.

“Aqui tínhamos um sistema que resolvemos modificá-lo para dar conforto ao torcedor e visibilidade, principalmente na arquibancada inferior. Eles substituirão as hastes verticais que tinham debaixo de todo anel superior e que tirava a visibilidade e impedia o conforto do torcedor a assistir às partidas de futebol”, afirmou Ricardo Barra, diretor-presidente do consórcio Minas Arena.

Segundo Barra, o os amortecedores são de alta tecnologia. “É uma tecnologia que está começando a ser difundida no nosso país. Já existem algumas obras de concreto com essa tecnologia, como a ponte Rio-Niteroi, que tem o controle de vibrações”, ressaltou.

A vibração do Mineirão, tão comum em dias de jogos com grande público, será menor devido ao sistema dos amortecedores, à base de TMD (Tuned Mass Dampers, ou amortecedores de massa sintonizada). De acordo com o material divulgado pelo consórcio Minas Arena, o estádio da Pampulha será o único do país com esta tecnologia.

Ricardo Barra disse que o torcedor sentirá ainda o Mineirão balançar, mas só que agora com mais segurança. “Porque a vibração da estrutura faz um pouquinho da parte da emoção do esporte. Como toda estrutura de concreto, ela vibra, não existe estrutura totalmente rígida. Esses amortecedores colocam a vibração dentro dos parâmetros de normalidade”, informou.

“O que estamos fazendo é trazer para dentro da norma e tirando a sensação de insegurança, que a vibração excessiva traz insegurança. Mas aquela vibração do grito da torcida, da emoção do futebol, aquela pequena vibração dentro dos parâmetros aceitável, isso vai continuar tendo”, acrescentou.

Ricardo Barra disse, ainda, que a peça pode ser regulada de acordo com teste e com o resultado das medições da primeira partida. “Ele passa a ser um sistema regulável, monitorável e com isso passamos a ter um conforto maior sem perder a emoção. Agora, após as instalações, vamos poder medir por uma simulação em um trecho da arquibancada”, explicou.

Barra detalhou que o teste é feito carregando parte da estrutura com pessoas tentando simular uma situação real de jogo e que os números poderão ser comprovados na primeira partida após a reforma. “Esse sistema, ele pode ser regulado de acordo com os números que vamos atingir no dia de jogo”, pontuou.

A instalação teve início em 12 de julho e a conclusão está prevista para 12 de agosto. Cada um dos 176 amortecedores possui dimensões relativamente pequenas: 96 cm x 52 cm x 50 cm, com 630 quilos. Porém, não trará carga extra relevante, pois representará somente 2% em relação ao peso da estrutura que se movimenta durante as partidas.

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