UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/10/10/gremio-mostra-arena-a-fifa-e-ve-esperanca-de-sediar-copa-das-confederacoes.htm
  • Grêmio mostra Arena à Fifa e tem esperança de sediar Copa das Confederações
  • 23/04/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
10/10/2011 - 10h23

Grêmio mostra Arena à Fifa e tem esperança de sediar Copa das Confederações

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre
  • Arena do Grêmio espera receber jogos da Copa das Confederações e trabalha por Mundial de 2014

    Arena do Grêmio espera receber jogos da Copa das Confederações e trabalha por Mundial de 2014

Os últimos acontecimentos negativos, como protestos e pedidos de demissão, nas obras da Arena do Grêmio não tiram o otimismo do clube em relação a participação do estádio nos eventos da Fifa até a Copa do Mundo de 2014. Neste domingo, o secretário-geral da Grêmio Empreendimentos, Ricardo Gothe, afirmou que há boas chances da Arena sediar jogos da Copa das Confederações. A entidade se mostrou satisfeita com os avanços das obras.

Desde o início da construção, o Grêmio apresenta regularmente os avanços da obra à Fifa. No último encontro, membros da entidade ficaram bastante satisfeitos com os avanços e prometeram nova visita em outubro, quando observarão locais para Fan Fest em Porto Alegre. Inicialmente a Arena seria somente campo de treinamento no Mundial de 2014, mas um precedente ocorrido em 2010 dá esperanças aos diretores do Grêmio.

"Nós temos uma cultura local de que tudo é Gre-Nal. Mas as possibilidades reais da Arena são em relação ao Brasil todo. Ninguém pode garantir se Natal terá um estádio. Na Copa da África, teve um estádio que não fazia parte da lista e foi usado na Copa das Confederações. A chance da Arena receber a Copa das Confederações existe efetivamente. Mas por condições técnicas que podem acontecer nas doze sedes brasileiras. Acho muito difícil o Grêmio receber a Copa do Mundo, mas não impossível", disse Gothe à Rádio Guaíba.

Há duas semanas, um operário morreu atropelado quando se deslocava das obras da Arena para um alojamento, que fica no outro lado da Freeway (BR-290). O fato desencadeou protesto dos demais trabalhadores, que atearam fogo em um dos alojamentos. Contidos pela polícia, os ânimos se acalmaram. Posteriormente dois foram identificados como autores do vandalismo e 150 pediram demissão alegando falta de condições de trabalho.

No entanto, o fato negativo não diminuiu a velocidade da obra. O prazo atual aponta para inauguração em novembro de 2012. Como a reforma do Beira-Rio segue parada, os gremistas ganham esperança de conquistar posto mais importante nas competições da Fifa.

"Fizemos uma visita de cortesia para a Fifa, para apresentar as melhorias que entraram no projeto com a cláusula aditiva da Arena. Mostramos o que o projeto por receber de qualificação: drenagem do campo a vácuo, CT profissional, aumento em número de assentos, sub-estação de energia e uma série de outras situações. O que eu pude sentir da Fifa neste encontro é uma preocupação com Porto Alegre. Mas ele não citou o Internacional e nem o Grêmio. Ele ficou sério quando falou do assunto", concluiu o secretário-geral da Grêmio Empreendimentos.

Localizada no Bairro Humaitá, zona norte de Porto Alegre, a Arena terá capacidade de receber 60 mil pessoas. Moderno, com estacionamentos e boas vias de acesso o estádio se enquadraria nos critérios da Fifa para receber jogos.

Placar UOL no iPhone