Topo

Copa 2018

Caras, bocas e cabeça baixa: como Messi reagiu a frustrações na seleção

Argentina foi derrotada por 4 a 3 pela França neste sábado e acabou eliminada da Copa do Mundo - C. Cox/Getty Images
Argentina foi derrotada por 4 a 3 pela França neste sábado e acabou eliminada da Copa do Mundo
Imagem: C. Cox/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/07/2018 04h00

Cinco vezes eleito como o melhor jogador do mundo, o argentino Lionel Messi deixa a Copa do Mundo da Rússia com a manutenção de um tabu adverso: jamais conquistou um título relevante por sua seleção. Medalha de ouro nas Olimpíadas de 2008 e campeão mundial sub-20 em 2005, o jogador hoje aos 31 anos acumula frustrações no Mundial (ele disputou em 2006, 2010, 2014 e 2018) e também na Copa América, que jogou quatro vezes, participou de três finais e nunca venceu. 

Após a derrota por 4 a 3 diante da França que marcou a eliminação da Copa deste ano, o camisa 10 e capitão da Argentina repetiu expressões faciais já conhecidas nas outras campanhas malsucedidas: caras e bocas indicando chateação, ombros caídos e cabeça baixa. Mesmo sem dizer nada, Messi transmite mensagens expressivas sobre seu estado emocional após as derrotas.

O UOL Esporte reuniu oito imagens de momentos de frustração de Messi em competições importantes e conversou com Claudia Cotes, fonoaudióloga e doutora em linguística, sobre a representatividade dos gestos, expressões e posturas do argentino desde a Copa do Mundo de 2006, quando foi reserva de sua equipe, até a Copa do Mundo da Rússia, 12 anos depois.

  • Arte sobre Lars Baron/Fifa via Getty Images

    Copa-2018 (derrota para a França)

    "A expressão facial é de tristeza. Olhos quase fechados, músculos da face para baixo, cabeça inclinada para frente, ombros caídos e mãos que seguram a faixa. Depois de um erro, vem o arrependimento, seguido de tristeza."

  • Arte sobre Li Muzi/Xinhua

    Copa América-2016 (derrota para o Chile)

    "Enquanto muitos colegas estão em pé, Messi senta no chão, quase em posição fetal, como se buscasse força emocional. Mas está dificílimo neste momento, tanto que ele nem consegue se manter em pé. A emoção é forte. A mão na cabeça é uma forma de tentar organizar os pensamentos, mas também esconde o rosto. Os olhos abertos demonstram surpresa, mas a cabeça baixa neste nível demonstra uma emoção intensa de surpresa e vergonha."

  • Arte sobre Nelson Almeida/AFP

    Copa América-2015 (derrota para o Chile)

    "Novamente, Messi senta-se em posição fetal, como se quisesse se esconder, encontrar energia, mas está quase impossível. Com este comportamento de regressão ele busca o isolamento. É ele com ele mesmo e sem interação com ninguém. A tristeza é dele e ele deseja vivê-la sozinho. Demonstra um estado de luto emocional."

  • Arte sobre Matthias Hangst/Getty Images

    Copa-2014 (derrota para a Alemanha)

    "A cabeça bem baixa revela tristeza, seguida de vergonha. Não querer mostrar a face e olhar para frente. É um momento para olhar para si próprio e tentar entender o que aconteceu e onde ele errou. As mãos abertas sobre o quadril também demonstram uma posição de reflexão. Não mais em uma posição de poder, onde as mãos poderiam estar mais para cima. E ele caminha em reflexão, introspecção. Ele com ele mesmo".

  • Arte sobre Juan Mabromata/AFP

    Copa América-2011 (derrota para o Uruguai)

    "Messi deita na grama, de bruços. Esconde o rosto, o coração, os órgãos da digestão e da reprodução. A mão sobre a cabeça demonstra o quanto ele deseja se esconder. É um momento de luto, onde ele se sente responsável pela situação de derrota, e o corpo demonstra vergonha, além de muita tristeza. A grama e a terra possuem vida. Messi regride no comportamento para buscar forças na natureza. O chão simboliza a estrutura. Mas, neste momento, parece que o craque perdeu a estrutura física e emocional. Está entregue."

  • Arte sobre Paul Gilham/Fifa via Getty Images

    Copa-2010 (derrota para a Alemanha)

    "Nesta foto ele está surpreso. Olhos abertos, parados, direcionados pra um ponto, como se tentasse encontrar uma explicação. Olhar sem energia, cabeça baixa que escuta e possivelmente recebe amparo emocional. Existe tensão muscular na parte lateral inferior esquerda da boca. Um momento de surpresa e tensão, inconformismo com a situação. Algo que ele gostaria de modificar, mas não consegue. Por isso, a tensão na face."

  • Arte sobre AFP

    Copa América-2007 (derrota para o Brasil)

    "Os olhos, com a parte inferior para cima, demonstram raiva. Ele não queria este resultado. Neste momento, ele não olha nos olhos. O tronco para frente demonstra que ele se sente derrotado. Zero de sorriso na face."

  • Arte sobre AFP

    Copa-2006 (derrota para a Alemanha)

    Aqui vale uma exceção: a foto é de antes da partida entre Alemanha e Argentina, quando os sul-americanos foram eliminados nas quartas de final da Copa do Mundo. Messi tinha 19 anos e não participou deste compromisso por opção do técnico José Pekerman. Ele esteve em campo no jogo das oitavas de fina, contra o México, por seis minutos, além de mais duas partidas da primeira fase.

Copa 2018