Topo

Copa 2018

Dani Alves, Benzema, Rabiot. Veja lista das estrelas que não irão à Rússia

Do UOL, em São Paulo

05/06/2018 04h00

Imagine a seguinte seleção: Romero (ARG); Daniel Alves, Koscielny (FRA), Nainggolan (BEL) e Alex Sandro; Rabiot (FRA), Fabregas (ESP), Gotze (ALE), Sané (ALE), Icardi (ARG) e Benzema (FRA). Todos eles poderiam estar na Copa do Mundo, mas não foram relacionados por suas respectivas seleções.

A lista de ausentes na Rússia é muito maior do que uma formação de 11 atletas. Os motivos dos cortes de tantas estrelas são dos mais variados. Alguns casos foram por lesão, casos de Daniel Alves, Koscielny e do goleiro Romero.

Há também os que não foram chamados simplesmente porque seus treinadores entenderam que não seria o momento, casos de Sané, Icardi e muitos outros. Estrela do Real Madrid, Karim Benzema não vai à Rússia por divergência com o técnico da França.

Veja abaixo a 'convocação' dos que não vão à Copa

  • Sergio Romero (Argentina)

    Titular da Argentina desde 2010, goleiro foi tirado dos planos para a Copa após lesionar o joelho durante treinamento. Romero se destacou na Copa de 2014, quando defendeu pênaltis nas semis contra a Holanda.

  • Leno (Alemanha)

    O goleiro jogou duas partidas das Eliminatórias para a Copa, em 2017, e foi convocado para três amistosos da seleção alemã neste ano. Mas a inclusão de Neuer na convocação final de Joachim Löw reduziu o número de vagas, e Leno perdeu a disputa para Trapp e Ter Stegen.

  • Alex Sandro (Brasil)

    Lateral da Juventus defendeu a seleção nas eliminatórias, mas na reta final foi preterido por Tite. Para a lateral esquerda, a seleção terá Marcelo e Filipe Luis.

  • Daniel Alves (Brasil)

    Vetado por lesão. O jogador sofreu grave lesão no joelho direito defendendo o PSG. Examinado pelo médico da seleção, Rodrigo Lasmar, Alves ouviu que não se recuperaria a tempo para o Mundial.

  • Koscielny (França)

    Zagueiro do Arsenal sofreu lesão no tendão e não se recuperará a tempo de defender a França no Mundial da Rússia.

  • Emre Can (Alemanha)

    Campeão da Copa das Confederações como titular em 2017, o meio-campista sofreu uma lesão nas costas e perdeu os últimos dois meses da temporada. Sem jogar, viu naufragar suas chances de disputar a primeira Copa do Mundo da carreira. Apesar da presença frequente nas convocações anteriores, neste ano acabou fora de um meio-campo extremamente concorrido.

  • Rabiot (França)

    Meio-campista titular do PSG, Rabiot não teve seu nome incluído na convocação da França para a Copa. Revoltado, o jogador avisou que não aceitaria ficar na condição de atleta suplente em caso de trocas no torneio.

  • Nainggolan (Bélgica)

    Jogador da Roma preterido da seleção da Bélgica. Peça importante do time italiano na campanha na Liga dos Campeões, Nainggolan se revoltou com o veto à Copa e anunciou que não defende mais sua seleção.

  • Sergi Roberto (Espanha)

    Jogador do Barcelona não teve seu nome na lista dos 23 da Espanha para a Copa. Sergi Roberto ainda acreditou na possibilidade de substituir Dani Carvajal, que se lesionou na final da Champions. Mas a seleção espanhola enterrou de vez a chance do atleta do Barça ao anunciar que Carvajal seria chamado mesmo em tratamento clínico.

  • Arthur (Brasil)

    Meio-campista do Grêmio brilhou na conquista da Libertadores, no ano passado, e foi levado à seleção brasileira. Seu desempenho encantou o Barcelona, que pretende exercer prioridade na aquisição do atleta. Mesmo em alta, Arthur não será levado à Rússia.

  • Fabregas (Espanha)

    Grande nome na campanha do título da Espanha em 2010, na África do Sul, Fabregas já não é mais importante para a seleção. Em vez de Fabregas, Julen Lopetegui preferiu levar outros meio-campistas, entre eles Thiago Alcantara, Isco, Saúl e Koke.

  • Goetze (Alemanha)

    Assim como Sané, o meia Mario Goetze não foi chamado por Joachim Low. Autor do gol do título da Alemanha na final contra a Argentina, em 2014, o meia já havia perdido espaço no selecionado germânico desde então. Não chegou a ser uma surpresa a ausência de Goetze.

  • Nani (Portugal)

    Nani foi, por muitos anos, peça importante no esquema da seleção de Portugal. Seu rendimento caiu nos últimos tempos. O ex-jogador do Manchester United e atualmente na Lazio viu uma nova geração portuguesa crescer. Nani, de 31 anos, assistirá ao Mundial pela TV.

  • Pedro (Espanha)

    Titular do Chelsea ao longo de toda a temporada europeia, o espanhol jogou três partidas das Eliminatórias no ano passado, mas não foi chamado pelo técnico Julen Lopetegui desde então. Acabou ficando fora do Mundial em benefício dos concorrentes Isco, Asensio e Lucas Vázquez.

  • Ox-Chamberlain (Inglaterra)

    Atleta do Liverpool, Chamberlain lesionou o joelho em abril. Por essa razão, ele desfalcará a seleção da Inglaterra na Copa do Mundo.

  • Sané (Alemanha)

    Uma das estrelas do Manchester City, meia canhoto ficou fora da lista de Joachim Low para o Mundial. O treinador da Alemanha não deu muitas explicações para o veto de Sané.

  • Luan (Brasil)

    Eleito melhor jogador da última Copa Libertadores, o gremista foi recompensado com apenas seis minutos de jogo na seleção brasileira. Foi contra o Equador, em setembro de 2017, pelas Eliminatórias. Ele acabou preterido em uma lista de atacantes bastante concorrida, mas apareceu entre os 12 suplentes escolhidos por Tite.

  • Martial (França)

    Jogador do Manchester United perdeu espaço no selecionado da França. De fato, a concorrência era forte. Para o Mundial, Didier Deschamps preferiu levar os atacantes Dembelé, Griezmann, Mbappé, Lemar, Giroud, entre outros.

  • Lacazette (França)

    Assim como Martial, Lacazette perdeu a concorrência com outros atacantes franceses. Atleta do Arsenal não foi páreo para avantes como Dembelé, Griezmann, Mbappé, Lemar, Giroud, entre outros.

  • Icardi (Argentina)

    Por muito tempo, o atacante da Inter de Milão ficou fora da seleção argentina em virtude de polêmica fora de campo. Icardi ganhou chances no selecionado nas eliminatórias da Copa e acreditou que seria incorporado de vez no elenco. Mas Jorge Sampaoli decidiu não relacionar Icardi para a Argentina.

  • Morata (Espanha)

    Centroavante, Morata não convenceu o técnico Julen Lopetegui. Para o Mundial na Rússia, o treinador tem outras três opções de ataque: Diego Costa, Rodrigo e Iago Aspas.

  • Benzema (França)

    Atacante entrou em rota de colisão com a Federação da França desde 2015, quando esteve envolvido em polêmica com Valbuena, ex-jogador da seleção francesa. Benzema foi indiciado por chantagem por suposta ameaça de revelar vídeo íntimo de Valbuena. A relação de Benzema com a França já era ruim pelo fato de o atacante do Real não cantar hino do país antes de duelo da seleção.

  • Ibrahimovic (Suécia)

    Apesar de ser considerado o melhor jogador sueco de todos os tempos pela própria federação de futebol do país, Ibra desta vez será torcedor no Mundial. Ele chegou a fazer mistério e declarar publicamente que estaria na Copa, mas não joga pela seleção há dois anos e continua fora dos planos. Aos 36 anos, ele atua na MLS pelo Los Angeles Galaxy.

Copa 2018