Topo

Copa 2018

De Luiz Gustavo a Jonas: Lista de Tite gera indagações em vários países

Luiz Gustavo no Olympique de Marselha - Stephane Mahe/Reuters
Luiz Gustavo no Olympique de Marselha Imagem: Stephane Mahe/Reuters

Do UOL, em São Paulo

15/05/2018 04h00

Não foi só no Brasil que a lista com os 23 jogadores convocados por Tite causou questionamentos. Em países europeus, muitos torcedores também se lamentaram com a ausência de atletas de seus clubes que não disputarão a Copa do Mundo pela seleção brasileira.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Se Arthur, Luan e Vanderlei lideram a lista de indignação entre os brasileiros, jogadores como Luiz Gustavo e Fabinho foram citados por franceses, assim como Jonas teve seu nome lembrado em Portugal e Alex Sandro na Itália. O volante do Grêmio, que deverá jogar no Barcelona em 2019, também foi citado pelos espanhóis.

Brasileiros não convocados citados na Europa

  • Luiz Gustavo - França

    Eleito como um dos melhores meio-campistas do Campeonato Francês, Luiz Gustavo gerou expectativas entre os torcedores do país gaulês. Sua não convocação foi citada pelo jornal L'Equipe na nota sobre a convocação de Tite. Apesar da lamentação, torcedores franceses viram a goleada sofrida por 7 a 1, em que o volante do Olympique de Marselha atuou, como motivo para o jogador não ter sido selecionado pelo técnico brasileiro. "Compreensível. Tite não se esqueceu de que Luiz Gustavo foi um dos dois únicos do Brasil no Francês que participou da goleada contra a Alemanha em 2014", afirmou um torcedor.

  • Fabinho - França

    Assim como Luiz Gustavo, Fabinho também foi citado pelo principal periódico francês. Por mais que a ausência do volante do Monaco tenha sido sentida, sua temporada mais discreta fez com que seu nome fosse relevado, principalmente em comparação com o atleta do Marselha. "Luiz Gustavo foi excepcional nesta temporada. A não ida de Fabinho eu posso entender, mas não a de Gustavo", disse um internauta.

  • Naldo - Alemanha

    Por mais que Rafinha fosse lembrado pela imprensa alemã, o brasileiro que chamou mais chamou a atenção por sua ausência da lista foi Naldo. Com 35 anos, o zagueiro do Schalke 04 foi citado por internautas também pela convocação de Geromel, que atuou no Colônia entre 2008 e 2014 e foi visto como "surpreendente" para a revista Kicker. "Muito menos que Rafinha, eu não posso entender por que Naldo não foi convocado, mas o Geromel sim", reclamou um internauta no Twitter.

  • Jonas - Portugal

    Ao noticiar a lista dos 23 convocados, o jornal português O Jogo citou Jonas como "carta fora do baralho". O periódico também relembrou Geromel, que teve passagem pelo Vitória de Guimarães entre 2005 e 2008. Nos comentários, torcedores lamentaram a ausência do atacante do Benfica. "Jonas só não foi convocado por causa da última lesão. Que pouca sorte do melhor artilheiro brasileiro (de a um mês atrás). Coitado do pistoleiro".

  • Arthur - Espanha

    A ausência de Arthur foi lamentada também na Espanha. O jornal catalão Sport destacou que o volante do Grêmio, com acordo encaminhado para jogar no Barcelona no ano que vem, "terá que esperar'. "No lugar de Arthur, que está fazendo uma sequência grande de atuações pelo Grêmio, o treinador do Brasil optou por levar um atacante a mais, neste caso Taison, um jogador mais experiente e que pode jogar na ponta e na área adversária". O periódico Mundo Deportivo disse que o jogador não teve sorte.

  • Neto - Espanha

    A não convocação de Neto gerou chateações em outra região da Espanha. O jornal As lamentou que Tite tenha escolhido Cássio para ser o terceiro goleiro no lugar do goleiro do Valencia. "Neto teve méritos de sobra para ir à Rússia. O goleiro foi essencial na grande temporada que o Valencia fez, mantendo a equipe durante boa parte do campeonato. Mas para Tite isso não foi suficiente".

  • Alex Sandro - Itália

    A ausência de Alex Sandro também chamou a atenção na imprensa italiana. A Gazzetta Dello Sport citou o lateral na manchete, assim como o jornal TuttoSport, que destacou os 4 gols e 6 assistências do atleta em 38 jogos na temporada. Nos comentários, os internautas consideraram justa a não convocação do jogador. "Alex Sandro fez uma temporada muito abaixo de suas chances. Eu não sei quais são suas intenções para o futuro, mas na Juventus ele precisa demonstrar mais compromisso e determinação".

  • Allan - Itália

    Alex Sandro não foi o único 'italiano' lembrado no país da bota. No Twitter, torcedores do Napoli elogiaram a equipe brasileira, mas lamentaram por Allan, volante que nunca foi convocado para a seleção. "Esquadrão, melhor seleção que a da Copa do Mundo de 2006 (pelo menos no papel). Lamento apenas por Allan, totalmente ignorado, apesar de um ano incrível", escreveu um internauta.

Copa 2018