Topo

Copa 2018

Dez livros para saber tudo de Copa do Mundo antes de 14 de junho

15/04/2018 04h00

A empolgação e o clima que envolvem a Copa do Mundo crescem à medida que avança a contagem regressiva para o dia 14 de junho. A cerca de dois meses do Mundial da Rússia, o UOL Esporte lista dez livros e convida o leitor a conhecer histórias que tenham como plano de fundo a principal competição de futebol.

Nesta lista há narrativas curiosas, relatos comoventes e enredos quase inacreditáveis que marcaram as 20 edições disputadas até hoje. Da relação da bola com o poder aos maiores duelos dos Mundiais, cada livro cobre uma fatia do magnífico rol de histórias que envolvem as Copas do Mundo.

Cada edição de Copa do Mundo é um universo particular e, a depender da curiosidade do torcedor, uma oportunidade única de aprender. Para os amantes de tática, por exemplo, há nesta lista as grandes seleções estrangeiras do século XX: da Hungria de 1954 à França de 1998, passando por outros cinco equipes que também revolucionaram o futebol no período.

Já quem prefere as grandes histórias encontra abaixo a evolução da seleção brasileira nos últimos 100 anos; uma relação de crônicas de sete diferentes edições; e um relato detalhado do que aconteceu na Copa da Espanha, em 1982, quando o sonho brasileiro acabou estilhaçado no Estádio de Sarriá.

  • Copas, Copas, Copas

    A experiência em primeira pessoa de Nelson Motta permite acompanhar de perto, em "Resenha Esportiva", diferentes aspectos da rotina de um torcedor em uma Copa do Mundo. O autor esteve em sete; sabe do que escreve. Com ele se sente as ruas, os jogos, a festa, toda a euforia que emana e envolve um Mundial. São sete diferentes culturas, algumas mais receptivas que outras, mas todas descritas em flagrante arrebatamento pela competição.

  • Você sabia quê?

    Quem foi o primeiro técnico demitido durante uma Copa do Mundo? Por que a França decidiu não participar do Mundial organizado no Brasil, em 1950? E por falar em Maracanazzo, dá para acreditar que a polícia recebeu ordem de reprimir os vendedores de laranja pois temia-se uma "chuva de cascas" no gramado? "O Guia dos Curiosos - Copas", de Marcelo Duarte, é um prato cheio de histórias muito peculiares envolvendo o torneio.

  • Cinco estrelas bordadas no peito

    O futebol deve muito ao Brasil e a seus talentos. O país pentacampeão mundial montou sua seleção pela primeira vez em 1914; viu paulistas e cariocas se engalfinhar pelo poder; e, dos Anos 50 para cá, uniu cores, gêneros e classes sociais em torno da equipe canarinho. Eugenio Goussinsky e João Carlos Assumpção contam em "Deuses da Bola" 100 anos de história da seleção, basicamente tudo que aconteceu antes do 7 a 1.

  • O lado triste da bola

    A face bonita do futebol a gente já conhece: a pulsação de um estádio lotado; a festa por um gol no último minuto. Mas a Copa do Mundo vira um artifício em sua relação com o poder. Em "Glória Roubada", Edgardo Martolio nos apresenta vários casos em que a competição esteve ligada, direta ou indiretamente, a regimes ditatoriais de todo o tipo. O torneio mais visto do mundo, nestes casos, escondem flagrantes descumprimento dos direitos humanos.

  • Coração na ponta das botas

    As discussões entre a histórica relação entre futebol e Ditadura Militar ganham um detalhado ensaio da historiadora Lívia Gonçalves Magalhães em "Com a taça nas mãos". A pesquisa mostra como as Copas vencidas por Brasil e Argentina, respectivamente em 1970 e 1978, foram usadas para fins políticos nas mãos dos generais de ambos os países. Uma leitura bastante interessante de muito do que existe no futebol do lado de fora das quatro linhas.

  • A Copa que doeu em todos

    Até quem não viveu a Tragédia de Sarriá sente a frustração da derrota da seleção brasileira de Telê Santana. Em "82 - uma Copa, quinze histórias", o trio Carlos Barbosa, Carlos Ribeiro e Carlos Vilarinho nos conta como 3 a 2 da Itália de Paolo Rossi impactou a vida de brasileiros comuns. Uma terrível e inesperada derrota que marcou a história do Mundial e produziu as mais diversas consequências.

  • Lembra daquele jogo??

    Todo o mundo já ouviu aquela história de uma atuação impecável da seleção de 1970, da batalha campal de 1954, da tristeza geral de 1950... E o gol que não foi em 1966? O show e a vergonha no Estádio Azteca em 1986? Todos estes jogos clássicos e muitos outros foram reunidos por Paulo Vinicius Coelho em "Os 55 maiores jogos da Copa do Mundo".

  • Os esquadrões estrangeiros

    O "WM" da seleção húngara que marcou época; o futebol físico e compacto da Inglaterra campeã; o duelo de escolas entre Alemanha Ocidental e Holanda em 1974? "As Melhores seleções estrangeiras de todos os tempos", como o título sugere, detalha cada equipe do exterior que revolucionou o futebol e deu as diretrizes táticas no século XX. Mauro Beting explora os aspectos destas seleções e, nas entrelinhas, conta a história da própria Copa do Mundo.

  • Prazer, Copa

    Um apanhado geral e muito bem compilado sobre os momentos que emocionaram várias gerações nas Copas do Mundo. "O Mundo das Copas" conta com diversas curiosidades e fatos históricos sobre os melhores goleiros e artilheiros que jogaram o torneio, além das grandes viradas, séries invictas, pênaltis perdidos que custaram muito e momentos polêmicos como o que envolveu Ronaldo em 1998.

  • Números e mais números

    "A Enciclopédia das Copas do Mundo", de Luiz Fernando Baggio, tornou-se um clássico nas editorias de esporte por traçar um paralelo entre os lances do campo e os acontecimentos históricos da época de cada Mundial. Há ainda uma relação minuciosa de resultados e estatísticas de cada edição, criando assim um banco de dados riquíssimo, muito útil em qualquer pesquisa sobre o torneio mais importante do futebol.

Copa 2018