Topo

Copa 2018

Marque na agenda! Os 5 jogos mais equilibrados da fase de grupos da Copa

Do UOL, em São Paulo

13/06/2018 21h58

A Copa do Mundo exige uma rotina muito bem organizada para que seja possível ver todas as partidas imperdíveis. Ainda mais na fase de grupos, etapa na qual são disputados 48 dos 64 jogos do Mundial. Para te ajudar a não deixar passar os confrontos promissores, o UOL Esporte lista cinco partidas que, segundo o ranking da Fifa, são as mais equilibradas da primeira fase.

São cinco partidas entre seleções que aparecem em posições bastante próximas no ranking, que foi atualizado neste mês pela entidade máxima do futebol. Entre elas pode haver partidas que até o torcedor menos atento não perderia de jeito nenhum, mas há outras que talvez não tenham saltado aos olhos em meio ao vasto cardápio de jogos.

Confira os jogos ?mais equilibrados? da fase de grupos:

  • Rússia (70ª) x Arábia Saudita x (67ª)

    Calma; não xinga ainda. Há quem diga que o jogo desta quinta-feira (14), às 12h (de Brasília), é o pior da Copa do Mundo. Pelo ranking da Fifa, são mesmo as seleções com as piores posições na Copa. Mas em campo provavelmente será divertido: ambas são frágeis defensivamente, o que derruba as chances de um zero a zero. Além disso, é a partida de abertura, o que já deixa o encontro um pouco mais atrativo. Também serve de termômetro da seleção anfitriã: se a Rússia não vencer os sauditas (considerados os mais fracos do grupo), a já improvável meta de chegar à semifinal pode ir pelos ares logo na estreia.

  • Peru (11º) x Dinamarca (12ª)

    Este sábado (16) é o dia mais movimentado da fase de grupos da Copa, com quatro partidas. Há estreias de França e Argentina, além de um cativante Croácia x Nigéria. Com base no equilíbrio das seleções, no entanto, o duelo que não dá para perder é Peru x Dinamarca, às 13 horas (de Brasília). Para o público brasileiro em especial, um atrativo são as presenças do são-paulino Cueva e do flamenguista Guerrero. O grupo C é provavelmente o mais equilibrado, tendo ainda a seleção francesa (sétima do ranking). Considerada a zebra da chave, a Austrália é a 36ª.

  • Islândia (22ª) x Croácia (20ª)

    Um dos grandes momentos da primeira fase, às 15h (de Brasília) do dia 26. Os islandeses são carismáticos demais e têm a simpatia do público, ainda que não tenham feito tão bonito em amistosos recentes. A Croácia, por sua vez, tem estrelas do porte de Modric, Rakitic e Mandzukic, sendo candidata a surpreender na Copa do Mundo. Daí que o confronto pode definir uma vaga do grupo D, que ainda tem Argentina e Nigéria.

  • Brasil (2º) x Suíça (6ª)

    A estreia da seleção brasileira, às 15h (de Brasília) de domingo (17), é imperdível por diversos fatores. Com base no ranking da Fifa, a adversária mais forte do grupo é a Suíça, que ficou a uma posição de ser cabeça de chave. O jogo é um grande teste para a equipe de Tite, que está invicta há um ano e tem mostrado futebol convincente. É bom a torcida brasileira preparar a pipoca verde e amarela e, na dúvida, também as unhas, porque o embate pode vir a ser nervoso.

  • Portugal (4º) x Espanha (10ª)

    Talvez o maior confronto da primeira fase, entre duas seleções de enorme respeito: nesta sexta (15), às 15h (de Brasília), Cristiano Ronaldo e cia. enfrentam uma das grandes favoritas ao título. As seleções ibéricas não se enfrentam desde a Eurocopa de 2012 (foto), e o confronto pode ajudar a definir não só a classificação e a liderança do grupo B, mas também influenciar o caminho no mata-mata. A Espanha, que demitiu seu técnico às vésperas da estreia, conta com elenco estrelado para esfriar a crise: Sergio Ramos, Iniesta e Diego Costa são apenas alguns dos astros.

Copa 2018