Copa 2018

Processo de escolha da sede da Copa-2026 terá voto aberto de confederações

AFP PHOTO / VANDERLEI ALMEIDA
O troféu da Copa do Mundo Fifa Imagem: AFP PHOTO / VANDERLEI ALMEIDA

Do UOL, em São Paulo

07/11/2017 15h26

A Fifa disponibilizou nesta terça-feira o guia para abertura de processo da escolha da sede da Copa do Mundo de 2026. Será a primeira edição do torneio em novo formato, com 48 participantes.

As recomendações aos países postulantes a receber o evento foram definidas em 27 de outubro, durante reunião do Conselho da entidade em Calcutá, na Índia.

A apostila, com 35 páginas e elaborada em quatro idiomas (inglês, alemão, espanhol e francês), explica como serão as etapas de escolha da sede da Copa de 2026 e traz um capítulo dedicado à lisura do processo de votação, um reflexo dos recentes escândalos de corrupção envolvendo a Fifa e seus integrantes, alguns deles detidos, como José Maria Marin, ex-presidente da CBF, que está sendo julgado nos Estados Unidos.

Uma das principais medidas tomadas pela Fifa para o processo é mudar a votação. Antes, ela era fechada e feita por membros do Comitê Executivo. Agora, todos os 211 filiados terão direito a voto e eles serão abertos.

Os postulantes terão até 16 de março de 2018 para cumprir as etapas de inscrição. Em junho, o Conselho da Fifa analisará as candidaturas e definirá quais países irão à votação final, prevista para o dia 13 de junho, em congresso da entidade.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Copa 2018

Topo