Copa 2018

VAR pode ser usado na Copa para também acelerar diagnósticos de lesões

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/02/2018 13h13

Introduzido no futebol mundial para minimizar erros nas decisões dos árbitros, o VAR pode ganhar uma nova função já na Copa do Mundo de 2018. Durante o workshop promovido pela Fifa em Sochi, a entidade máxima do futebol admitiu usar o vídeo também para acelerar diagnósticos de lesões, especialmente concussões. O sistema deve ser adotado na Rússia para o Mundial.

“Para ajudar os médicos, nós agora introduzimos um sistema que vai ajudar o médico ou um segundo que sente em frente a uma tela de televisão e possa ajudar o outro profissional a tomar uma decisão”, afirmou o presidente do comitê médico da Fifa, Michel D’Hooghe.

“Podemos ver claramente no replay, muito concretamente, o que acontece no gramado. Muitas vezes, o doutor sentado no banco pode não ver”, acrescentou.

De acordo com informações do jornal britânico Daily Mail, os médicos das 32 seleções, que estiveram no workshop desta semana em Sochi, foram informados sobre a possibilidade de contarem com o uso do vídeo para diagnósticos. Os casos de concussão são os que mais preocupam a Fifa.

“É uma ajuda suplementar para ajudar o médico a fazer o diagnóstico e dizer se o jogador pode continuar ou não no gramado. Será a primeira vez que devemos tentar isso, e estou confiante que certamente será uma ajuda para os cuidados médicos com os nossos jogadores”, concluiu D’Hooghe.

Além do uso do video para questões médicas, o Mundial da Rússia vai contar com a inédita paralisação para casos de concussão. A Fifa permitirá uma pausa de três minutos para uma análise mais complete para jogadores que sofrerem choques duros de cabeça.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Copa 2018

Topo