Copa 2018

Reino Unido ameaça boicotar Copa do Mundo após suspeita de envenenamento

Julian Finney/Getty Images
Gareth Southgate comanda a seleção da Inglaterra Imagem: Julian Finney/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/03/2018 11h29

Nesta terça-feira (6), Boris Johnson, secretário de relações exteriores do Reino Unido, ameaçou boicotar a Copa do Mundo de 2018 caso seja provado que o governo russo esteja por trás da doença misteriosa que atingiu Sergei Skripal na Inglaterra. Há suspeitas de envenenamento no caso.

Russo, Skripal foi acusado de trair dezenas de espiões a favor da inteligência britânica. Ele e sua filha foram encontrados inconscientes em um banco do lado de fora de um shopping no sul da Inglaterra e estão em estado grave. O agente tem 66 anos, e sua filha tem 33.

"Não sabemos exatamente o que aconteceu, mas se é tão ruim quanto parece, é outro crime na lista de crimes que podemos colocar na porta da Rússia. Tenho medo que esteja claro que a Rússia é agora, em muitos aspectos, uma força maligna e disruptiva, e o Reino Unido está liderando o mundo inteiro para tentar neutralizar essa atividade”, disse Johnson, segundo reportagem da agência de notícias "Reuters", ao parlamento britânico.

Assim, caso seja provado que a Rússia se envolveu no envenenamento de agente, o Reino Unido pode boicotar a Copa do Mundo. A Inglaterra foi a única seleção britânica a se classificar para o evento e está no grupo G, ao lado de Bélgica, Tunísia e Panamá. Os ingleses estreiam contra os tunisianos no dia 18 de junho.

Skripal teria revelado a identidade de dezena de espiões russos em troca de refúgio no Reino Unido. Porta-voz de Vladimir Putin, presidente da Rússia, Dmitry Peskov disse que o governo do país não tem informações sobre o “trágico incidente”. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Copa 2018

Topo