Copa 2018

Tite cita ajuda de Joel Santana com Talisca e explica Willian José na lista

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/03/2018 12h05

O treinador Tite chamou novos jogadores mesmo na convocação que antecede a lista final para a Copa do Mundo. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (12), ele comentou sobre as escolhas, principalmente as de Talisca e Willian José, para os amistosos contra Rússia, dia 23, e Alemanha, no dia 27. 

"A lista final vai bater ali na frente. Todos aqueles atletas que não foram convocados, continuam sendo avaliados. Grandes momentos de atletas, como do Willian José e Talisca, inclusive para executar e trazer um componente diferente, ele (Willian) faz duas temporadas ótimas na Real Sociedad, tem um desenvolvimento ótimo e joga parecido com a seleção", declarou Tite. 

"O Talisca tem chute de média distância, boa bola aérea no cabeceio, pode emprestar uma virtude em cima de defesas com linha de cinco ou de quatro. Essas variáveis...não quer dizer que Giuliano está fora, ou que Lucas Lima está fora, ou que Diego está fora. Olha o encaminhamento de alguns atletas que têm estado em alto nível na seleção e nos clubes. Mas há uma margem de disputa para estes postos", comentou ainda o treinador.  

"Quero fazer uma referência ao Joel Santana, Paulo Angioni, Jorginho, que também deram referências importantes sobre o Talisca, especialmente do Bahia, que trabalharam com ele", citou Tite. Ele também falou bastante sobre Willian José. 

"Pego uma linha de cinco montada, uma linha de quatro na frente, como foi contra a Inglaterra. Se conseguir fazer o balanço desta bola para gerar cruzamentos, tem que ter um grande cabeceador para criar essas oportunidades. Assim temos o Willian [José] e o Jô", explicou Tite, que também manteve Firmino e Gabriel Jesus na relação.  

Tite também falou sobre a busca por meio-campistas para completar o grupo - ele chamou Fred, do Shakhtar. "O ritmista é armador, meia armador, construtor, aí você usa o adjetivo que quiser. Quem tem essa característica, por exemplo, o Fernandinho, Renato Augusto, Coutinho, Arthur...Willian menos, mas tem. O Fred tem boa qualidade no passe vertical. O Rodriguinho tem, o Diego tem, o Lucas Lima tem e o Giuliano tem. Jogadores que sejam dinâmicos, um é mais visionário e outro menos. São jogadores que têm essa virtude", comentou. 

Veja mais declarações de Tite:

Disputa entre jogadores

Não tenho dúvidas, tenho oportunidades. Como falo na comissão técnica e falo aqui com vocês. Tem 15, 16 ou 17 atletas que estão encaminhadas a sua convocação. E tem outros que estão disputando. Geromel, Rodrigo Caio, Gil e Jemerson estão brigando e só vai ser decidido lá na frente, o encaminhamento para Thiago, Marquinhos e Miranda (tem). Tenho Alex Sandro, Filipe Luis e Marcelo, os três jogam muito, e tu vê o Ismaily jogando muito no Shakhtar. Há o encaminhamento de alguns. Citei e tem uma briga no meio também: tem Diego, Giuliano, Luan, briga Rodriguinho, o momento pode determinar a sua convocação, há um espaço de disputa.

Seleções favoritas

Alemanha, Espanha, França e Brasil estão num nível teoricamente um pouquinho superior. Portugal, Argentina por ter o melhor do mundo e Bélgica por ter um número de atletas de qualidade em alto nível. Acho que passa por aí as grandes seleções. Croácia tem Modric, Rakitic, Manduzkic, Kovacic...tem potencial de crescer.

Confira a lista de convocados da seleção brasileira:

Goleiros
Alisson (Roma)
Neto (Valencia)
Ederson (Manchester City)

Laterais
Daniel Alves (PSG)
Fagner (Corinthians)
Marcelo (Real Madrid)
Filipe Luís (Atlético de Madri)

Zagueiros
Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Thiago Silva (PSG)
Pedro Geromel (Grêmio)
Rodrigo Caio (São Paulo)

Meias
Casemiro (Real Madrid)
Fernandinho (Manchester City)
Fred (Shakthar Donetsk)
Paulinho (Barcelona)
Renato Augusto (Beijing  Guoan)
Talisca (Besiktas)
Philippe Coutinho (Barcelona)
Willian (Chelsea)

Atacantes
Douglas Costa (Juventus)
Taison (Shakhtar Donetsk)
Gabriel Jesus (Manchester City)
Roberto Firmino (Liverpool)
Willian José (Real Sociedad)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Copa 2018

Topo