Topo

Copa 2018

Sem Messi, Argentina vence a Itália em noite de homenagens a zagueiro morto

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/03/2018 18h33

O dia começou com notícias ruins, com o corte de Sergio Aguero e a ausência de Lionel Messi por fadiga muscular. Entretanto, a Argentina terminou a sexta-feira com motivos para comemorar. Em uma noite de testes promovidos pelo técnico Jorge Sampaoli e homenagens ao zagueiro italiano morto Davide Astori, a equipe sul-americana derrotou a Itália por 2 a 0 no Eithad Stadium, em Manchester, e iniciou da melhor forma possível a última janela Fifa antes da convocação final para a Copa do Mundo.

Faltou entrosamento, é verdade. A Argentina sofreu, é verdade - Willy Caballero fez excelentes defesas. Mas, aos poucos, Jorge Sampaoli consegue organizar a equipe da forma que espera. Tanto que, apesar de a Itália criar chances, especialmente na segunda etapa, a Argentina não se desarrumou e alcançou o resultado positivo.

Ever Banega abriu o placar aos 20min do tempo final, após tabela e chute bem colocado. O ex-Fluminense Manuel Lanzini, com um golaço em contra-ataque bem armado, fechou o placar restando cinco minutos para o fim do jogo.

Antes de a bola rolar, entretanto, a Itália foi quem assumiu o protagonismo. Todos os jogadores entraram em campo com uma camisa 13 com o nome de Davide Astori, zagueiro morto no início do mês após sofrer uma parada cardíaca. A equipe ainda carregou no uniforme de jogo uma mensagem de homenagem ao antigo capitão da Fiorentina e membro da seleção nacional.

Em fase final de preparação para o Mundial, embora ainda no início do trabalho de Jorge Sampaoli, a Argentina tem mais um duro compromisso. Na terça-feira, provavelmente com Messi em campo, a equipe encara a Espanha em Madri. A Itália, na mesma data, pega a Inglaterra, em Londres.

Em teste, titular resolve

Jorge Sampaoli usou o duelo desta sexta-feira para promover testes. Poucos atletas com peso de titular, como Gonzalo Higuaín e Lucas Biglia, iniciaram a partida, mas um atleta constantemente escalado desde o início foi quem resolveu o amistoso na Inglaterra. O meio-campista Ever Banega, que entrou em campo aos 20min da etapa final, tabelou na entrada da área e arriscou de canhota no contrapé, sem chances para o veterano Gianluigi Buffon. O gol deu tranquilidade e domínio aos argentinos.

Não, Insigne!

Lorenzo Insigne Argentina Itália - Reuters/Carl Recine - Reuters/Carl Recine
Lorenzo Insigne perdeu uma grande chance para colocar a Itália em vantagem no placar
Imagem: Reuters/Carl Recine

Depois de um primeiro tempo morno em Manchester, Itália e Argentina aumentaram a intensidade da partida na etapa final. Enquanto os sul-americanos buscaram manter a posse de bola e trabalhar especialmente com Lanzini e Di Maria, os italianos investiram em um jogo mais direto e criaram as melhores oportunidades. O astro do Napoli Lorenzo Insigne teve a principal chance, de frente com Caballero, mas desperdiçou o arremate.

Homenagens a Astori

Argentina Itália Astori - Dave Thompson/AP - Dave Thompson/AP
Italianos usaram a camisa de Astori antes do início da partida contra a Argentina
Imagem: Dave Thompson/AP

A primeira partida da seleção italiana desde a morte do zagueiro Davide Astori iniciou com homenagens. Todos os jogadores da equipe entraram em campo com uma camisa 13 e o nome do ex-defensor estampado nas costas. O uniforme usado pela tetracampeã mundial também carregava uma homenagem ao defensor morto por uma parada cardíaca no início do mês: “Davide sempre conosco”. Torcedores levaram bandeiras em memória do antigo capitão da Fiorentina.

Messi descansado

Aguero Messi Argentina - Laurence Griffiths/Getty Images - Laurence Griffiths/Getty Images
Messi, poupado, e Aguero, vetado, prestigiaram a vitória de um camarote no Eitihad Stadium
Imagem: Laurence Griffiths/Getty Images

A Argentina optou por não escalar o seu maior craque no jogo desta sexta-feira. Lionel Messi, com fadiga muscular, assistiu ao jogo de um camarote no estádio do Manchester City. O craque, em entrevista concedida à emissora TyC na chegada da delegação ao Eithad Stadium, crê que retorna ao time no jogo de terça contra a Espanha. Já Sergio Aguero acabou cortado para seguir o tratamento contra uma lesão no joelho na Inglaterra.

Copa 2018