Copa 2018

Brasil pega maior carrasco para fechar testes e encaminhar time da Copa

Pedro Martins / MoWA Press
Tite comanda treino da seleção brasileira; treinador vai usar amistoso para testar opções em seu time titular Imagem: Pedro Martins / MoWA Press

Danilo Lavieri e Dassler Marques

Do UOL, em Berlim (Alemanha)

27/03/2018 04h00

O dia do tão esperado reencontro com a Alemanha chegou. A partir das 15h45 (de Brasília) desta terça-feira (27), a seleção brasileira entra em campo no Estádio Olímpico, em Berlim, para enfrentar seu maior carrasco recente e encaminhar boa parte dos nomes que serão convocados para a Copa do Mundo de 2018. São 16 confirmados e mais sete vagas em disputa.

A equipe adversária virá sem boa parte de seus titulares, mas a comissão técnica de Tite afirma que as substituições de Joachim  Löw não afetam os seus objetivos para o primeiro reencontro entre os países após o fatídico 7 a 1 na semifinal de 2014 - as seleções se enfrentaram nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, o que não contabiliza como partida oficial, já que a base dos elencos são sub-23.

Não à toa, o treinador não fará testes. Tite, aliás, não gosta nem dessa palavra. Ele escalará o que considera de melhor para o seu momento, com Thiago Silva na zaga e Fernandinho no meio-campo. A exceção fica por conta da ausência do lesionado Neymar.

Pedro Martins/MoWa Press
Fernandinho será titular diante da Alemanha após quatro anos Imagem: Pedro Martins/MoWa Press

“Vou ser direto. Existem disputas dentro da equipe e algumas são mais acirradas de titularidade, e outras são de um posto de convocação. Ederson crescendo muito e botando pressão em alto nível, é bom assim. O terceiro está aberto. Os três zagueiros, fecha o olho, um é melhor que o outro. Há uma briga por titularidade, às vezes o fio de cabelo pode determinar. Fernandinho, no setor de meio, como construtor, tem característica, vai competir com Paulinho e Casemiro, com Coutinho por dentro, sim. É um estágio de botar pressão. Willian na vaga de Coutinho e de Neymar botando pressão”, analisou.

Mas se vai escalar exatamente os que já estão garantidos, como é que Tite fará para definir o restante dos convocados? O comandante faz questão de repetir sempre que pode que o desempenho no dia a dia do clube e, principalmente, o trabalho nos treinamentos, são fundamentais para a sua escolha.

Foi assim, por exemplo, que Luan viu suas chances de ser convocado praticamente encerradas, mesmo tendo sido eleito o melhor jogador das Américas no ano passado. É assim que Fred encaminha a sua vaga mesmo tendo recebido pouquíssimas chances.

O ideal para Tite não é necessariamente testar todos os jogadores em situação de jogo. Com pouco tempo para trabalhar se comparado aos seus principais adversários, o comandante quer definir uma equipe titular e prepara-la para enfrentar todas as situações que uma Copa do Mundo pode oferecer.

Ao lado de Argentina e Inglaterra, a Alemanha entra na categoria A de desafios, mesmo com jogadores alternativos. Outra “prateleira” entre os desafiantes terá Rússia, que foi batida por 3 a 0, e Áustria e Croácia, os dois últimos adversários antes da Copa. Os três são os times que têm por característica segurar os brasileiros usando a linha de cinco.

Depois do jogo, o próximo compromisso da seleção será a convocação oficial para a Copa na primeira semana de maio e, no fim deste mesmo mês, a viagem para o início da preparação na Granja Comary, em Teresópolis. A estreia do Mundial está programada para o dia 17 de junho, contra a Suíça, em Rostov.

FICHA TÉCNICA

ALEMANHA x BRASIL

Data: 27 de março de 2018, terça-feira
Horário: 15h45 (de Brasília) e 20h45 (de Berlim)
Competição: Amistoso
Local: Estádio Olímpico, em Berlim (Alemanha)
Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia)
Assistentes: Mathias Klasenius e Daniel Wärnmark (Suécia)

ALEMANHA: Leno; Rüdiger, Boateng e Ginter; Kimmich, Rudy, Gündogan e Plattenhardt; Goretzka e Sané; Werner. Treinador: Joachim Low. 

BRASIL: Alisson; Dani Alves, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Willian, Paulinho, Fernandinho e Coutinho; Gabriel Jesus. Treinador: Tite.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Copa 2018

Topo