Topo

Figurinhas da Copa


Golpe no WhatsApp promete álbum e figurinhas da Copa do Mundo de graça

Do UOL, em São Paulo

2018-03-29T19:09:15

29/03/2018 19h09

Você está colecionado o álbum da Copa do Mundo de 2018? Então, cuidado. Um golpe que coloca dados sigilosos em risco circula em aplicativos de envio de mensagens, como o WhatsApp, o mais utilizado entre os brasileiros, com mais de 120 milhões de cadastrados.

Pessoas têm compartilhado uma mensagem que promete oferecer um exemplar do álbum com 100 figurinhas de graça. O fim do texto leva para um link. Ao clicar no endereço da página, o usuário é direcionado a um questionário, que pede informações pessoais para que o "premiado" tenha acesso ao suposto brinde. É nesse momento que os golpistas se aproveitam para aplicar a fraude.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Ao preencher o cadastro fraudulento, e sempre condicionando ao brinde, o internauta é instruído a compartilhar a mesma mensagem que recebeu. Desta forma, ele deixa o número de celular vulnerável, além de ajudar a distribuir a ferramenta para que outras pessoas possam cair no mesmo golpe.

A Panini, editoria que distribui o álbum oficial da Copa do Mundo, reforça que não realiza promoções por SMS ou aplicativos de mensagens.