Topo

Copa 2018

Após brilhar em 2014, Navas chega à Copa com olhares desconfiados no Real

Navas foi um dos destaques da Costa Rica na Copa do Mundo de 2014 - Damir Sagolj/Reuters
Navas foi um dos destaques da Costa Rica na Copa do Mundo de 2014 Imagem: Damir Sagolj/Reuters

Do UOL, em São Paulo

22/04/2018 04h00

Keylor Navas foi o destaque da campanha surpreendente da Costa Rica na Copa do Mundo de 2014. As boas atuações levaram o goleiro ao Real Madrid. Quatro anos mais tarde, o costarriquenho retorna ao maior torneio de seleções convivendo com as desconfianças que os cercam na equipe espanhola.

Com a camisa do Real Madrid, Navas conquistou duas vezes a Liga dos Campeões, três vezes o Mundial de Clubes e uma vez o Campeonato Espanhol. Ainda assim, a cada janela de transferências vê um novo goleiro especulado para ocupar seu lugar na equipe espanhola.

O pior momento aconteceu antes do início da temporada 2015/16. Ali, o Real Madrid acertou a contratação de David De Gea e mandaria Navas como moeda de troca para o Manchester United. A negociação acabou sendo frustrada pela demora no envio dos documentos, e o costarriquenho permaneceu.

Desde então, a desconfiança em Navas aumentou e os nomes continuaram a surgir. Destaque no Chelsea, Thibaut Courtois foi constantemente especulado, assim como o jovem Kepa, do Athletic Bilbao.

A fase de Navas também não ajuda muito a diminuir as especulações. Diante da Juventus, o goleiro colocou a classificação em risco ao falhar no terceiro gol italiano – Cristiano Ronaldo fez no final e garantiu a vaga à semifinal. Para piorar, um novo nome tem sido especulado na atual temporada: Alisson.

O brasileiro de 25 anos é titular absoluto da Roma e da seleção brasileira. Suas atuações ajudaram a colocar a equipe italiana de volta à semifinal da Liga dos Campeões depois de 34 anos. Os dois se encontrarão na Copa do Mundo.

Brasil e Costa Rica estão no Grupo E da Copa do Mundo, junto com Sérvia e Suíça. O confronto entre as duas seleções ocorrerá na segunda rodada, no dia 22 de junho, em São Petersburgo.

Copa 2018