Topo

Copa 2018

"Europa deve votar no Marrocos", diz presidente da CAF sobre Copa de 2026

Torcedores de Marrocos com bandeira que faz menção à candidatura do país para receber a Copa de 2026 - Getty Images
Torcedores de Marrocos com bandeira que faz menção à candidatura do país para receber a Copa de 2026 Imagem: Getty Images

Da AFP, no Cairo (Egito)

23/04/2018 19h42

Cairo, 23 Abr 2018 (AFP) - O presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Ahmad Ahmad, pediu para as federações europeias se pronunciarem a favor do Marrocos, candidato a sede da Copa do Mundo-2026, em entrevista à AFP difundida nesta segunda-feira.

"Nós dizemos para a Europa que votem em nós. Votaremos em vocês na próxima vez. Está claro, é a democracia", revelou à AFP o dirigente de Madagascar, que preside a CAF desde março de 2017.

"Fusos horários, distância, torcedores... É uma questão de interesse para a Europa (votar no Marrocos para 2026)", avaliou antes de acrescentar que os europeus "não precisam de visto para visitar o Marrocos".

"Por tudo isso, acreditamos que a Europa deve votar no Marrocos", concluiu Ahmad.

A Federação Francesa já anunciou seu apoio à candidatura marroquina, que compete com o projeto comum entre Estados Unidos-Canadá-México.

"Marrocos hoje é um país muito desenvolvido e tem, na minha opinião, todas as qualidades (para organizar um bom Mundial", avaliou na sexta-feira o presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF), Noël Le Graët.

O país africano se apoia na CAF para promover sua candidatura. Ahmad Ahmad insistiu que a organização continental apoia o Marrocos "100%".

A candidatura "suscita esperança em muitos jovens africanos. Devemos reforçar esta esperança para uma juventude em desequilíbrio, em questionamento permanente sobre seu futuro. Com uma Copa do Mundo na África, essa juventude por ter esperança", disse Ahmad Ahmad.

Se a Copa do Mundo de 2026 for organizada no Marrocos, será a segunda vez que um país da África sedia o torneio, depois da África do Sul em 2010.

Marrocos já perdeu quatro vezes a corrida para sediar o evento (1994, 1998, 2006, 2010).

As 207 federações membro da Fifa vão escolher a sede da Copa do Mundo 2026 no dia 13 de junho, em Moscou, às vésperas do início da Copa do Mundo da Rússia (14 junho-15 julho).

Copa 2018