Topo

Copa 2018

Seleção argentina foi vendida e está abandonada, diz técnico campeão em 78

GABRIEL BOUYS/AFP
Imagem: GABRIEL BOUYS/AFP

Do UOL, em São Paulo

04/05/2018 10h37

Técnico que marcou época e até hoje é visto como referência na Argentina, César Luis Menotti disse em entrevista ao jornal “Clarín” que a seleção nacional está abandonada e foi vendida para atender a interesses comerciais.

Campeão mundial em 1978, Menotti minimizou o pouco tempo de preparação do técnico Jorge Sampaoli para cada partida e disse que o problema do futebol argentino é estrutural. O país não vence um torneio com o time principal desde a Copa América de 1993.  

“Não (a falta de resultado não é pelo pouco tempo de preparação), é porque eles abandonaram a equipe nacional. A seleção nacional foi vendida: eles vão jogar com o Brasil e vão para a Austrália. Nunca jogou com uma seleção de província. Você sabe como foi difícil jogar contra o time de Córdoba. Há muitos bons jogadores na Argentina... Eu tenho muito medo porque acho que eles estão apoiados apenas pela genética”, disse.

A referência de Menotti é ao amistoso entre Brasil e Argentina, realizado em junho de 2017 na cidade australiana de Melbourne. Recentemente os dois países já se enfrentaram também nos Estados Unidos e no Qatar.

Para Menotti, falta um amplo planejamento por parte da Associação Argentina de Futebol (AFA). “Em geral, ruim (como vai o futebol argentino). Não sei se são os tempos, as exigências, os jogadores que estão saindo... Parece que não há projeto. Não há projeto de um sub-20 que possa vencer o time principal. Esse foi o sonho da minha vida: dirigir um sub-20 que poderia vencer o primeiro time. Eu me proponho a esses desafios: me dê 2 meses com um sub-20 e um sub-21 que eu quero jogar contra o primeiro time. Lá eu posso mostrar que estou certo no que digo”, disse.

Menotti ainda disse que faltam oportunidades para os jogadores locais. Em sua avaliação, com exceção de Lionel Messi, todos os outros jogadores da seleção que atuam no exterior estão no mesmo nível de quem joga na Argentina.

“Sou daqueles que acreditam que, tirando Messi, há tantos bons jogadores aqui quanto na Europa. Tira o Messi. Mas com os outros, que são bons jogadores, aqui também dá para fazer uma seleção, treinando às segundas e terças-feiras. Além disso, acho que eles são melhores. Aqui há goleadores como Higuaín, por exemplo. Você vai me dizer que você precisa de experiência e é verdade, mas então você tem 4 anos para jogar a Copa do Mundo e desenvolver a ideia” afirmou.

Copa 2018