Topo

Copa 2018

Técnico russo descarta convocação de trio de titulares em lista para a Copa

Técnico da seleção russa, Cherchesov (foto) anunciou três desfalques fundamentais para o Mundial - ALEXANDER NEMENOV/AFP
Técnico da seleção russa, Cherchesov (foto) anunciou três desfalques fundamentais para o Mundial
Imagem: ALEXANDER NEMENOV/AFP

EFE

07/05/2018 18h14

O técnico da seleção russa, Stanislav Cherchesov, adiantou nesta segunda-feira que os jogadores Georgi Dzhikiya, Viktor Vasin e Aleksandr Kokorin, atualmente lesionados, não farão parte de sua lista de convocados para a Copa do Mundo.

"Com esses três jogadores a situação é muito clara. Não participarão da Copa. Infelizmente, as lesões são graves e não será possível que eles se recuperem como deveriam para a competição", afirmou o treinador, segundo informações da imprensa local.

Cherchesov recomendou aos três que se recuperem sem pressa para a próxima temporada com seus clubes, já que, "com um torneio, mesmo um tão grande, a vida não acaba".

O técnico russo afirmou que no dia 11 de maio vai anunciar uma lista com 35 jogadores que, depois, será reduzida para 27 a 28 nomes dos que vão se concentrar para a Copa, antes da definição dos 23 que disputarão o torneio.

Há pouco tempo, os três lesionados eram dados como titulares indiscutíveis da seleção russa para o Mundial.

O joelho acabou sendo o grande vilão nessa caminhada da Rússia para a Copa. Georgi Dzhikiya, do Spartak Moscou, sofreu uma lesão em janeiro dese ano, e Viktor Vasin, do CSKA, em fevereiro. Os dois deveriam formar com Fyodor Kudryashov o sistema defensivo, mas suas lesões mudaram os planos do técnico russo.

O problema para Tchertchesov é grave, já que os seus teóricos substitutos - Vladimir Granat, Ilya Kutepov e Roman Neustädter - não deram conta quando atuaram pela seleção. Os três jogaram com Kudryashov nos amistosos em março e o resultado não foi bom: os russos levaram seis gols contra Brasil (0-3) e França (1-3).

Aleksandr Kokorin, do Zenit, também sofreu uma grave lesão no joelho em março, e iria formar dupla no ataque com Fyodor Smolov, astro da seleção. Com a lesão de Kokorin, o atacante Denis Cheryshev, também presente nos dois últimos amistosos, vê suas chances de estar no Mundial aumentarem.

A Rússia vai abrir a Copa do Mundo no dia 14 de junho, na partida contra a Arábia Saudita, do técnico argentino Juan Antonio Pizzi. Na sequência, enfrenta os outros dois integrantes do grupo A: o Egito, no dia 19, e o Uruguai, no dia 25.

Copa 2018