Topo

Copa 2018

Lesão de D. Alves gera pessimismo, frustra festa do PSG e alarma seleção

Daniel Alves sente o joelho direito no jogo entre Paris Saint-Germain e Les Herbiers pela final da Copa da França - Franck Fife/AFP Photo
Daniel Alves sente o joelho direito no jogo entre Paris Saint-Germain e Les Herbiers pela final da Copa da França Imagem: Franck Fife/AFP Photo

Dassler Marques, João Henrique Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

08/05/2018 23h59

Daniel Alves tem exame marcado para às 9h (de Brasília), mas a sensação dele, de pessoas próximas e da comissão técnica do Brasil é de que a presença em sua terceira Copa do Mundo está sob um risco muito grande. O lateral lesionou o joelho direito na última terça-feira (8), na final da Copa da França pelo PSG, e apesar de ter caminhado ao deixar o gramado inicialmente e até dado volta olímpica, gerou alerta nos minutos seguintes.

Jogadores brasileiros do PSG acreditavam que Daniel Alves estava bem, mas a avaliação a partir de exames preliminares é de que houve lesão no ligamento cruzado de seu joelho direito. A notícia causou surpresa no vestiário e apreensão na comissão de Tite, que já se comunicou com o clube francês via Rodrigo Lasmar, médico do Brasil, mas ainda estuda a melhor estratégia para seguir o caso. Ricardo Rosa, preparador físico, e Rafael Martini, fisioterapeuta, trabalham no PSG e estão convocados pela CBF para o Mundial.  

A decepção no vestiário foi grande e abafou a festa pelo terceiro título do ano na noite de Paris. Segundo pessoas próximas, até o médico do clube se mostrou abalado em dar a notícia do exame preliminar para Daniel Alves, que completou 35 anos nesta semana. A reação do jogador, que conquistou o 38º título da carreira nesta quarta, foi de muita força. Apesar do clima geral, ele adotou uma "postura de capitão", transmitiu uma mensagem positiva aos colegas, ainda que ciente da condição do joelho direito.  

Só nesta quarta, porém, é que poderá se confirmar esse diagnóstico inicial, que pode tirar Daniel Alves da Copa mesmo que a lesão não seja das mais graves, como ruptura de ligamento cruzado. Tudo porque o tempo é curto: a convocação de Tite é na próxima segunda (14), a apresentação na semana seguinte (21) e a estreia na Rússia dentro de 40 dias – o Brasil pega a Suíça dia 17 de junho.

E se o pior acontecer?

Fagner - Pedro Martins/MoWa Press - Pedro Martins/MoWa Press
Fagner é um dos mais cotados da posição para a Copa
Imagem: Pedro Martins/MoWa Press

Uma baixa seria péssimo para os planos do treinador da seleção. Principal capitão do Brasil e jogador mais velho entre os convocáveis de Tite, Daniel Alves também atua em posição que já antes de seu problema gerava dúvidas importantes para que se definissem os 23 jogadores. Há preocupações no treinador e em seus auxiliares a respeito das opções da lateral direita, e que crescem caso a confirmação seja aquela que a seleção não espera.

Nome mais cotado para a relação final, o corintiano Fagner deixou dúvidas por uma apresentação pouco convincente em amistoso contra a Argentina, há um ano. Já nas Eliminatórias, acionado diante do Paraguai, não comprometeu, mas também não brilhou. Tite, em geral, confia bastante no jogador com quem trabalhou no Corinthians. Mas ainda há mais um porém: ele se lesionou há dez dias e tem prazo de recuperação que seu clube não define claramente. A tendência é que volte a jogar no fim do mês.

Concorrente por um lugar no grupo de 23, Danilo deixa a comissão técnica brasileira em dúvida por suas capacidades defensivas. A maioria dos jogos disputados no Manchester City foi pela esquerda, e Tite definiu como critério manter os atletas nas posições em que têm jogado. A situação para o jogador campeão inglês se agravou por um jogo in loco visto pelo treinador, na Ucrânia, em que Danilo decepcionou frente ao Shakhtar. Já pelo Brasil, atuou bem contra o Japão e deu assistência para gol.

Se Tite colocar experiência como critério fundamental, as chances de Rafinha podem crescer. O jogador do Bayern de Munique, porém, só foi chamado uma vez e teve postura que deixou a comissão técnica insegura. Recentemente, Tite e o coordenador Edu Gaspar assistiram in loco à atuação dele como lateral esquerdo, improvisado, pela semifinal da Liga dos Campeões. Apesar de rodado, ele acabou por cometer um erro decisivo em saída de bola e que custou um gol para o Real Madrid. O treinador brasileiro, vale lembrar, já teve o cruzeirense Edílson em seu radar, mas não chegou a convocar nenhuma vez.

Copa 2018