Topo

Copa 2018

Lesão de D. Alves faz Tite temer DM cheio e reavaliar Fagner e Filipe Luís

Tite quebra cabeça para convocar seleção na próxima segunda-feira - Pedro Martins / MoWA Press
Tite quebra cabeça para convocar seleção na próxima segunda-feira
Imagem: Pedro Martins / MoWA Press

Dassler Marques, João Henrique Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo

10/05/2018 04h00

O cenário que envolve a situação de Daniel Alves ainda não está totalmente claro para a comissão técnica de Tite. E enquanto o médico Rodrigo Lasmar não chega a Paris para avaliar o lateral de perto, o treinador pesa prós e contras para definir sua lista de 23 convocados. As dúvidas em torno do titular podem interferir nas situações de Filipe Luís e, principalmente, Fagner. 

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Pela previsão inicial, o jogador do PSG deve ficar afastado por três semanas até uma nova avaliação sobre um possível tratamento conservador ou a necessidade de cirurgia, que tiraria Daniel Alves da Copa. Isso significa na prática que Tite, caso queira esgotar todas as possibilidades de ter o veterano na Copa, pode incluir seu nome na primeira convocação, marcada para a segunda-feira que vem (14). 

Mas, na comissão técnica da seleção brasileira, há quem pondere os riscos de se iniciar a preparação em Teresópolis com dois ou até três laterais com lesão recente no histórico. Além de Daniel Alves, Fagner é um problema: o corintiano se recupera de lesão muscular e, apesar de sua evolução nos últimos dias ter sido positiva, a tendência é que só possa trabalhar com bola no fim do mês. 

Filipe Luís, por sua vez, sofreu fratura no fim de março e se recuperou mais rápido do que se imaginava. No último fim de semana, ele voltou a ser titular do Atlético de Madrid e apresentou suas credenciais novamente para jogar a Copa do Mundo. Por outro lado, há poucos parâmetros de avaliação, já que só há mais uma partida na agenda de seu clube até a convocação - o Atlético ainda atua na quarta que vem pela Liga Europa e no sábado pelo Espanhol, dois dias antes da apresentação em Teresópolis. 

Diante desse quadro, Tite avalia os melhores caminhos a seguir. Um nome que ganha força também pelo contexto é Danilo, do Manchester City. Em condições físicas ideais, anotou um gol na última quarta e jogou pela direita, o que agrada ao treinador. A versatilidade que oferece por também atuar como lateral esquerdo, em meio a esse cenário de dúvidas, é um ponto a favor. Na comissão brasileira, há até quem o veja mais habituado para jogar na função de Marcelo e Filipe Luís, embora sua origem seja na direita. 

Vale lembrar, ainda, que a reputação de Alex Sandro na comissão de Tite é das mais elevadas. O lateral esquerdo da Juventus, que concorre diretamente com Filipe Luís, tem atuado normalmente na disputa do Campeonato Italiano e é outro candidato a vaga na Copa. O jogador do Atlético de Madrid, porém, leva pequena vantagem caso o aspecto físico não seja decisivo. Já na posição de Daniel Alves, Rafinha, do Bayern, e Edílson, do Cruzeiro, correm por fora. 

Dani Alves pode entrar na lista e depois ser retirado?

A CBF anunciará os 23 convocados na próxima segunda e são pequenas, para não dizer remotas, as chances de haver um nome extra nessa relação. Para a Fifa, porém, a lista de convocados a ser enviada será maior, com aproximadamente 30 a 35 jogadores. Os suplentes, como já está definido pela comissão de Tite, não serão divulgados à imprensa. 

Só no dia 4 de junho é que, de maneira oficial, o Brasil precisará enviar à Fifa os 23 jogadores definidos para a Copa do Mundo. Então, caso o treinador queira manter Daniel Alves na preparação, terá para isso uma data, de certa forma, limite. Entre 4 de junho e 16 de junho, véspera da estreia contra a Suíça, a seleção ainda assim poderá substituir um jogador caso comprove sua lesão. 

Copa 2018