Topo

Copa 2018

Lateral que recusou defender Brasil é chamado em pré-lista da Rússia

Mario Fernandes durante jogo entre Rússia e Coreia do Sul em amistoso - Pavel Golovkin/AP
Mario Fernandes durante jogo entre Rússia e Coreia do Sul em amistoso Imagem: Pavel Golovkin/AP

Do UOL, em São Paulo

11/05/2018 09h59

O lateral Mario Fernandes, que se notabilizou por abrir mão da possibilidade de defender a seleção brasileira, foi convocado pelo técnico Stanislav Cherchesov na pré-lista da Rússia para a disputa da Copa do Mundo de 2018. Outro brasileiro naturalizado russo, o goleiro Guilherme Marinato, está entre os jogadores que ficam em uma lista de espera e podem ser integrados na preparação.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Ao todo, o treinador russo selecionou 28 jogadores para iniciarem os treinos para o Mundial, sendo que cinco deles não farão parte da lista final, que terá 23 nomes. Outros sete ficam na lista reserva. A convocação definitiva deve ser divulgada até o dia 4 de junho.

Ex-jogador do Grêmio, Mario Fernandes foi convocado por Mano Menezes para a seleção brasileira em 2011, para a disputa do Superclássico das Américas, mas acabou recusando o chamado alegando problemas pessoais.

Depois, em 2014, foi relacionado por Dunga para uma nova edição do Superclássico e para um amistoso contra o Japão. Fernandes jogou os 45 minutos finais da vitória do Brasil sobre o Japão por 4 a 0, mas, apesar de ter expressado o desejo de voltar à seleção no futuro, não foi mais chamado por Dunga.

Desde 2012 atuando pelo CSKA Moscou, Mario Fernandes teve seu nome ligado à seleção russa primeiramente por Fabio Capelo, que comandou a equipe nacional de 2012 a 2015. Ele entendia que o brasileiro tinha características que faltavam a outros jogadores da posição no país, principalmente a ofensividade.

Em julho de 2016, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, concedeu a cidadania do país a Mario Fernandes. Ele passou a fazer partes das convocações regularmente e entrou na pré-lista da Copa das Confederações de 2017, mas ficou de fora após passar por uma cirurgia no nariz.

O goleiro Guilherme Marinato, por sua vez, jogou no Atlético-PR e defende o Lokomotiv Moscou desde 2007, sendo que sua estreia na seleção russa em 2016. Ele tem apenas dois jogos pela seleção russa.

A preparação russa terá início no dia 18 de junho e prevê amistosos contra a Áustria (30 de maio) e Turquia (5 de junho). A Rússia estreia na Copa do Mundo no dia 14 de junho, contra a Arábia Saudita, e ainda enfrentará Egito (19/6) e Uruguai (25/6).

Veja a lista completa   

Goleiros: Akinfeev (CSKA Moscou), Vladimir Gabulov (Brugge-BEL), Dzhanaev (Rubin Kazan) e Lunev (Zenit)

Defensores: Granat (Rubin Kazan), Kambolov (Rubin Kazan), Kudryashov (Rubin Kazan), Kutepov (Spartak Moscou), Neustädter (Fenerbahçe), Rausch (Dínamo de Moscou), Semenov (Terek Grozny), Smolnikov (Zenit) e Mário Fernandes (CSKA Moscou);

Meio-campistas: Gazinsky (Kuban Krasnodar), Golovin (CSKA Moscou), Dzagoev (CSKA Moscou), Erokhin (Zenit), Zhirkov (Zenit, Kuziyev (Zenit), Zobnin (Spartak Moscou), Samedov (Spartak Moscou), Tashaev (Dínamo de Moscou) e Cheryshev (Villarreal-ESP);

Atacantes: Dzyuba (Arsenal Tula), Miranchuk (Lokomotiv Moscou), Smolov (Kuban Krasnodar) e Chalov (CSKA Moscou);

Lista reserva: Guilherme Marinato (Lokomotiv Moscou), Ignatiev (Lokomotiv Moscou), Kombarov (Spartak Moscou), Glushakov (Spartak Moscou), Shvets (Terek Grozny), Zabolotny e Poloz (Zenit).

Copa 2018