Topo

Copa 2018

Tite se preocupa com pressão popular com possível trio corintiano na Copa

Cássio e Fagner são os corintianos favoritos à lista da Copa - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Cássio e Fagner são os corintianos favoritos à lista da Copa
Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Danilo Lavieri, Dassler Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo

12/05/2018 04h00

Entre as muitas variáveis que analisa para fechar a lista de 23 jogadores para a Copa do Mundo, Tite se preocupa com o reflexo desses nomes na opinião popular. O principal critério para a montagem do grupo é técnico, obviamente, mas ter o apoio da torcida e da crítica é fator levado em conta e tido como importante. Isso influencia na análise de jogadores corintianos.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

A pessoas próximas nos últimos dias, o treinador manifestou preocupação com o reflexo da eventual presença de três nomes do Corinthians entre os 23: o goleiro Cássio, o lateral Fagner e o meia Rodriguinho. Para Tite, parte do apoio popular pode ser perdido, até porque a influência do clube em que ele trabalhou é enorme no planejamento do Brasil para a Copa da Rússia. Desde comissão técnica, direção, segurança e estafe em geral, até outros atletas com identificação como Paulinho, Renato Augusto e Marquinhos. 

Dos três corintianos, aquele com mais chances de jogar a Copa é o lateral Fagner, que depende de um 'ok' do médico Rodrigo Lasmar, no domingo, para estar na relação de Tite para a Copa do Mundo. A participação em alguns lances polêmicos não é novidade e gerou antipatia de torcidas rivais em relação a seu futebol. Por outro lado, há confiança da comissão técnica a respeito de sua conduta. 

Em uma disputa pessoal com Neto, do Valencia, Cássio tem o nome normalmente ligado a Tite. Embora o treinador vá decidir os goleiros em conversas com os auxiliares Taffarel e Rogério Maia, já existe desde os tempos de Corinthians uma ligação forte entre o arqueiro corintiano e o treinador da seleção. Ambos são gaúchos e Cássio já chegou a se referir a Tite como espécie de segundo pai. 

Pelos fatores que envolvem Cássio e Fagner, a eventual convocação de Rodriguinho é avaliada por Tite pelo reflexo que pode ter na opinião popular. O meia se tornou o jogador mais decisivo do Corinthians desde a saída de Jô e viu sua média de gols subir desde que passou a atuar como falso nove. Na visão do treinador da seleção, ele também pode jogar mais recuado, como chegou a fazer com a camisa corintiana em 2015 e 2016. 

Rodriguinho, que concorre com nomes como o gremista Arthur, Giuliano e Willian José, só esteve em uma lista de Tite, há aproximadamente um ano, para amistosos na Austrália. Na ocasião, porém, não brilhou em treinamentos e teve 13 minutos em campo apenas. Com a camisa do Corinthians, seu futebol cresceu desde então. 

A ligação histórica com o Corinthians já gerou, no início do trabalho, uma situação desconfortável para o treinador. Presente à Arena em Itaquera para observar jogadores, Tite vibrou com um gol do corintiano Jô em clássico com o Santos. O episódio, em março de 2017, gerou críticas e fez até com que ele contatasse o então treinador santista Dorival Júnior para explicar a espontaneidade do momento. 

Copa 2018