Topo

Copa 2018

CAS nega pedido e veta presença de atacante espanhol em seleção marroquina

Filho de marroquinos, Munir El Haddadi defendeu a seleção da Espanha em 2014 - Denis Doyle/Getty Images
Filho de marroquinos, Munir El Haddadi defendeu a seleção da Espanha em 2014 Imagem: Denis Doyle/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/05/2018 21h45

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) anunciou nesta segunda-feira a recusa ao apelo feito por Munir El Haddadi e pela Federação Marroquina de Futebol contra a Real Federação Espanhola de Futebol e a Fifa.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Munir, jogador do Barcelona que atua desde 2017 no Alavés por empréstimo, tentava conseguir a autorização para defender a seleção do Marrocos, de olho na Copa do Mundo de 2018. O jogador, nascido na Espanha e filho de pais marroquinos, foi convocado em setembro de 2014 para defender a seleção espanhola, entrando em campo no jogo diante da Macedônia pelas eliminatórias para a Eurocopa de 2016.

Tanto Munir quanto os dirigentes marroquinos recorreram à Fifa em busca da troca de nacionalidade. Em 13 de março de 2018, um comitê da entidade máxima do futebol mundial recusou o pedido, o que fez as duas partes interessadas recorrerem à CAS – que também negou.

“Esta decisão está agora confirmada. O pedido de mudança de nacionalidade esportiva de Munir El Haddadi, da Espanha para o Marrocos, permanece negada”, diz o comunicado divulgado pelo CAS nesta segunda-feira. “O painel da CAS a cargo da análise realizou uma audiência em Lausanne (Suíça) hoje. Após deliberação, o painel atestou a decisão”, completa a nota, que promete detalhar a negativa “no devido momento”.

Curiosamente, Espanha e Marrocos dividem o Grupo B da Copa do Mundo de 2018, ao lado de Portugal e Irã. As duas seleções estreiam no Mundial no dia 15 de junho - o Marrocos encara o Irã, enquanto a Espanha enfrenta Portugal. As duas seleções medem forças na terceira rodada da chave, em 25 de junho.

Copa 2018