Topo

Copa 2018

Convocados de Grêmio e Corinthians podem perder jogos do BR e até Liberta

Do UOL, em São Paulo

14/05/2018 14h16

Nesta segunda-feira (14), o técnico Tite anunciou os convocados para a Copa do Mundo da Rússia. Com isso, o Corinthians e o Grêmio sofrerão com desfalques em algumas partidas do Campeonato Brasileiro, e podem até perder o jogo final da fase de grupos da Copa Libertadores.

- Confira a tabela completa e o calendário de jogos
- Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
- DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

A CBF espera que os atletas se apresentem na segunda-feira, mas Grêmio e Corinthians jogam pela competição continental nos dias 23 e 24 de maio, respectivamente. Pelas regras da Fifa, o período de 20 a 27 de maio serve para descanso dos atletas; com isso, a própria entidade que comanda o futebol brasileiro sabe que os clubes tem a prerrogativa de não liberar.

Pedro Geromel desfalcaria o Grêmio em seis rodadas do Campeonato Brasileiro, que tem sua última partida antes da pausa para a Copa no dia 13 de junho. Já na Libertadores, se liberado na segunda-feira, o zagueiro ficaria de fora do duelo contra o Defensor, pela 6ª rodada da fase de grupos da competição continental.

No Corinthians é similar. Cássio e Fagner não devem jogar seis rodadas do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro também fecha a primeira parte do torneio nacional no dia 13 de junho, contra o Bahia. Na Libertadores, ambos os atletas ficariam de fora da partida contra o Millonarios, pela 6ª rodada da fase de grupos da competição.

Por enquanto, as seleções precisaram enviar à Fifa apenas a lista com 35 nomes. Os 23 que realmente irão para a Rússia são oficializados apenas no dia 4 de junho. O Brasil, no entanto, optou por divulgar apenas a lista final desde o início. Em caso de lesão, há a possibilidade da inclusão de um nome que não estivesse nem na maior relação.

Os convocados começam a se apresentar na Granja Comary no próximo dia 21 de maio. O grupo só fica completo, no entanto, em Londres, quando os atletas que estão na final da Liga dos Campeões também se juntam aos demais.

Nos dias 3 e 10 de junho, o Brasil enfrenta a Croácia e a Áustria, respectivamente. No dia 11, começa a preparação em Sochi, que será a sua sede na Rússia. No dia 17, os comandados de Tite estreiam contra a Suíça, em Rostov. Jogos contra Costa Rica, no dia 22, e Sérvia, no dia 27, completam a primeira fase.

Copa 2018