Topo

Copa 2018

Torcida peruana faz festa para receber Guerrero, que critica hotel por chá

Atacante retornou a Lima após julgamento na CAS em Lausanne (Suíça) - Ernesto Benavides/AFP Photo
Atacante retornou a Lima após julgamento na CAS em Lausanne (Suíça) Imagem: Ernesto Benavides/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

15/05/2018 19h55

Paolo Guerrero retornou nesta terça-feira ao Peru. Um dia após o julgamento de seu recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS), em Lausanne (Suíça), o atacante chegou a seu país – e acabou colocando mais lenha na fogueira de sua punição por doping.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Recebido com festa da torcida no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, Guerrero falou rapidamente com a imprensa no local. Em suas declarações, fez duras críticas ao Swisshotel. Foi no luxuoso estabelecimento da capital peruana que Guerrero alega ter tomado um chá contaminado com a substância benzoilecgonina (principal metabólito da cocaína) no fim de 2017, o que teria provocado seu flagrante em exame antidoping.

“O hotel foi um fator importante que me prejudicou”, disse Guerrero. “Quando vim ao Peru buscar as evidências, o Swisshotel me deu as costas. Não me apoiou em nenhum momento. Eu só queria saber a verdade.”

Também na noite desta terça, a defesa do atacante afirmou que pretende recorrer à decisão junto ao Superior Tribunal Federal da Suíça. "Ainda cabe recurso definitivo junto ao Superior Tribunal Federal suíço para a gente tentar anular essa decisão. A gente está dependendo da fundamentação do CAS para entrar com recurso. Sem ela, a gente não consegue trabalhar com prazo”, disse o advogado Pedro Fida à Rádio Bandeirantes.

Com a suspensão de 14 meses imposta pela CAS e a consequente ausência na Copa do Mundo, o Swisshotel virou alvo de protestos da torcida peruana. Nas redes sociais, peruanos ameaçam o estabelecimento, com mensagens que estimulam saques e outras ações criminosas.

Até mesmo o governo do Peru entrou em ação para esfriar os ânimos da torcida. “Não vamos tolerar postagens incentivando saques no hotel”, disse Nataly Ponce, vice-ministra da Ordem Interna. “Advertimos que a Polícia Nacional está tomando todas as providências.”

Copa 2018