Topo

Copa 2018

Era pós-Lugano: Uruguai encerra ciclo para mais 4 pilares de "renascimento"

Óscar Tabárez deixou quatro nomes importantes da geração que reconduziu o Uruguai ao protagonismo - AFP PHOTO / MIGUEL ROJO
Óscar Tabárez deixou quatro nomes importantes da geração que reconduziu o Uruguai ao protagonismo
Imagem: AFP PHOTO / MIGUEL ROJO

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/05/2018 04h00

A Copa do Mundo de 2018 surge como um torneio de transição para o futebol uruguaio. Pela primeira vez, o técnico Óscar Tabárez não vai poder contar com alguns dos pilares que o ajudaram a recolocar a seleção bicampeã mundial entre os destaques do futebol mundial. Além de Diego Lugano, aposentado e hoje diretor do São Paulo, outros quatro nomes acabaram preteridos da pré-lista da Celeste para o torneio na Rússia e encerraram um ciclo vitorioso.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Se Lugano já se encontra fora de ação desde o ano passado, Álvaro Pereira, Jorge Fucile, Álvaro González e Arévalo Rios ainda brigavam por um lugar no Mundial. Entretanto, Tabárez preferiu uma mudança completa de panorama. A experiência e o jogo mais físico dos campeões da Copa América de 2011 (com exceção a Fucile) ficou em segundo plano para a juventude.

A “passagem de bastão” destes quatro nomes, entretanto, começou ainda nas eliminatórias. Álvaro Pereira não é convocado desde novembro de 2016, embora tenha atuado em um turno completo das eliminatórias. O ex-jogador do São Paulo, aos 32 anos, acumulou 83 partidas com a camisa Celeste e anotou sete gols, um deles na Copa do Mundo de 2010.

Álvaro Pereira Uruguai - AP Photo / Luis Hidalgo - AP Photo / Luis Hidalgo
Álvaro Pereira perdeu espaço em 2017 e acabou fora da Copa do Mundo
Imagem: AP Photo / Luis Hidalgo

Com Fucile, Arévalo Rios e Álvaro González, a troca veio mais próximo da Copa. O lateral com passagem pelo Santos, que aos 33 anos soma 44 jogos pela seleção, atuou pela última vez em março do ano passado. O volante ex-Botafogo, já com 36 anos e 90 partidas com o uniforme Celeste, jogou em setembro contra o Paraguai.

Já Álvaro González, que retornou ao futebol uruguaio para defender o Nacional e estar na convocação final, jogou 71 vezes pela equipe de Óscar Tabárez. As últimas aparições ocorreram na penúltima janela de jogos das eliminatórias contra Argentina e Venezuela. A renovação veio em cima da hora, com menos de um ano para a entrada de atleta mais novos ao lado de Suárez e companhia.

Na lista de 26 atletas, Maestro Tabárez apostou em atletas como Federico Valverde (19 anos), Rodrigo Betancour (20), Maxi Gómez (21), Giorgian De Arrascaeta (23) e Gaston Silva (24). Os atletas devem ser confirmados pelo treinador no grupo final para o Mundial da Rússia.

Estes nomes jovens que fazem parte da transição com a atual geração, ainda representada por jogadores como Diego Godín (32), Luís Suárez (31), Edinson Cavani e Fernando Muslera (31). Este grupo forma a base titular de Tabárez e carrega duas Copas do Mundo de experiência; possivelmente, o quarteto fará o último Mundial na Rússia.

De Arrascaeta - AFP PHOTO / DOUGLAS MAGNO - AFP PHOTO / DOUGLAS MAGNO
De Arrascaeta, aos 23 anos, provavelmente estará na lista final e deve disputar a primeira Copa
Imagem: AFP PHOTO / DOUGLAS MAGNO

Sem o mesmo protagonismo, mas também há anos sob o comando de Tabárez na equipe nacional, Maxi Pereira (33), Carlos Sánchez (33) e Cristian “Cebolla” Rodríguez (33) também devem se despedir da camisa celeste em solo russo.

Esta geração de Arévalo Rios, Álvaro Pereira, Suárez, Cavani e Godin recolocaram o Uruguai em evidência. Além do título da Copa América de 2011, a equipe foi protagonista do Mundial de 2010 ao cair apenas na semifinal para a Holanda e parou na Colômbia em 2014, na fase oitavas de final.

A Rússia pode marcar definitivamente a “passagem de bastão” de uma geração reverenciada no país bicampeão mundial. A princípio, segundo informações do El Pais, esta renovação será comandada pelo próprio Óscar Tabárez, favorito a seguir no cargo para tentar a classificação à quarta Copa do Mundo.

Confira os 26 pré-convocados por Óscar Tabárez:

Goleiros
Fernando Muslera (Galatasaray-TUR), Martín Silva (Vasco da Gama-BRA) e Martín Campaña (Independiente-ARG).

Defensores
Diego Godín (Atlético de Madri-ESP), Sebastián Coates (Sporting-POR), José María  Giménez (Atlético de Madri-ESP), Maxi Pereira (Porto-POR), Gastón Silva (Independiente-ARG), Martín Cáceres (Lazio-ITA) e Guillermo Varela (Peñarol-URU)

Meio-campistas
Nahitan Nández (Boca Juniors-ARG), Lucas Torreira (Sampdoria-ITA), Matías Vecino (Inter de Milão-ITA), Federico Valverde (La Coruña), Rodrigo Bentancur (Juventus-ITA), Carlos Sanchez (Monterrey-MEX), Giorgian De Arrascaeta (Cruzeiro-BRA), Diego Laxalt (Genoa-ITA), Cristian  Rodríguez (Peñarol), Nicolás Lodeiro (Seattle Sounders-EUA)

Atacantes
Jonathan Urretaviscaya (Monterrey-MEX), Gastón Ramírez (Sampdoria-ITA), Cristhian Stuani (Girona-ESP), Maxi Gómez (Celta de Vigo-ESP), Edinson Cavani (Paris Saint-Germain-FRA) e Luis Suárez (Barcelona-ESP)

Copa 2018