Topo

Copa 2018

Quem é o homem que cuida dos pés de CR7 e os trata como obra de arte

Alfaro (dir.) atende também outros jogadores do Real, como Marcelo - Reprodução/Twitter
Alfaro (dir.) atende também outros jogadores do Real, como Marcelo Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

21/05/2018 04h00

Cuidar dos pés de Cristiano Ronaldo é “como restaurar um Picasso”. A comparação é de um dos maiores especialistas em podologia e biomecânica dos pés da Europa. Com mais de 20 anos no mercado e dono de uma tecnologia que revolucionou o setor, Víctor Alfaro trata os pés do atacante do Real Madrid como uma obra de arte. E das mais valiosas.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

“Nesse caso, o nível de exigência muda completamente, porque as necessidades de um jogador de elite não tem nada a ver com as de um paciente normal. Os pés são muito mais castigados. É preciso trabalhar com outro nível de precisão”, resumiu Alfaro ao “El Mundo”, logo depois de comparar os pés de Cristiano Ronaldo a uma obra de arte de Picasso, espanhol que mudou o mundo das artes plásticas no início do século 20.

Alfaro é proprietário de uma das maiores clínicas do mundo de podologia e biomecânica dos pés. Sua rede conta com quase 150 unidades espalhadas principalmente pela Espanha, mas também com clínicas em Portugal, Itália, Polônia e México. Segundo ele, são atendidos cerca de 35 mil pacientes por ano.

Alguns, no entanto, são especiais. Afinal, cortar o pé de Cristiano Ronaldo ou lesionar o de Marcelo seria um erro, no mínimo, perigoso para seu negócio. A clínica de Alfaro tem contrato com o Real Madrid para cuidar dos pés de seu milionário elenco, mas nos pés de Cristiano Ronaldo, por exemplo, é ele o responsável direto.

Além do Real, Alfaro e sua clínica “Podoactiva” já firmaram contratos com a seleção espanhola e com outras entidades esportivas, como o comitê paralímpico da Espanha e as federações de atletismo e golfe.

Não à toa, Alfaro é conhecido na Espanha como o “podólogo das estrelas”. O atacante Álvaro Morata, hoje no Chelsea e ex-companheiro de Cristiano Ronaldo no Real, definiu o profissional como “Steve Jobs dos pés”, referindo-se ao ex-presidente e cofundador da Apple.

Para atender demandas tão diferentes na elite do esporte, Alfaro desenvolveu um sistema de escaneamento inovador. O projeto foi desenvolvido com engenheiros e físicos e culminou numa tecnologia que, de acordo com ele, permite produzir planilhas específicas para cada pessoa com base em análises biomecânicas personalizadas.

“Temos mais de 300 mil pacientes com os pés escaneados em elevada precisão e ainda não encontramos dois pés iguais. Cada um tem uma geometria e uma forma de pisar diferente. Entender isso tem sido a revolução da podologia”, argumentou.

Alfaro já foi citado na Forbes como talento a ser observado e acumulou prêmios de empreendedorismo. Mas uma de suas maiores conquistas, admite, é ter a confiança de Cristiano Ronaldo e cuidar do que, para ele, trata-se de uma valiosa obra de arte.

Copa 2018