Topo

Copa 2018

Zagueiro que superou câncer e mais seis treinarão com a seleção da Espanha

O zagueiro Yeray Alvarez, do Athletic Bilbao, pela seleção da Espanha sub-21 - Matteo Ciambelli/NurPhoto via Getty Images
O zagueiro Yeray Alvarez, do Athletic Bilbao, pela seleção da Espanha sub-21 Imagem: Matteo Ciambelli/NurPhoto via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/05/2018 11h33

Para complementar os treinos dos jogadores que disputarão a Copa do Mundo pela seleção da Espanha, o técnico Julen Lopetegui convocou mais sete jogadores visando melhorar a preparação antes da equipe embarcar para a Rússia nesta terça-feira (22).

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Dentre os nomes, o que mais chama atenção é o de Yeray Álvarez. O zagueiro do Athletic Bilbao ficou sete meses afastado dos gramados por conta de um tumor no testículo e voltou a jogar pela equipe basca em janeiro deste ano.

Diagnosticado com um tumor no testículo direito em dezembro de 2016, o zagueiro teve uma recaída da doença em junho do ano passado e teve de deixar a concentração da seleção sub-21 da Espanha. O jogador do Athletic Bilbao fez um tratamento complementar com sessões de quimioterapia para combater o câncer.

Quando a doença foi diagnosticada pela primeira vez, Yeray passou por uma cirurgia para remoção do tumor, e voltou a jogar 45 dias depois da intervenção, no começo de 2017. Durante a pré-temporada, os jogadores do clube basco rasparam suas cabeças em solidariedade ao zagueiro de 23 anos.

O Athletic Bilbao também cederá o defensor Unai Nuñez e o atacante Iñaki Williams para a delegação espanhola. Jesús Vallejo, do Real Madrid, Mikel Oyarzabal, da Real Sociedad, Carlos Soler, do Valencia, e Rodri, do Villarreal, complementam a lista.

Os sete escolhidos se juntarão aos 23 convocados por Lopetegui no dia 28 de maio, no centro de treinamento de Las Rozas, em Madri.

A seleção da Espanha estreia na Copa do Mundo no dia 15 de junho, em duelo contra Portugal pela primeira rodada da fase de grupos. Antes disso, os espanhóis enfrentam a Suíça, em 3 de junho, e a Tunísia, em 9 de junho, para amistosos preparatórios para o Mundial da Rússia.

Copa 2018