Topo

Copa 2018

CBF aguarda resposta da Fifa e estuda avisar convocados "reservas" até 6ª

Luciano Belford/Agif
Imagem: Luciano Belford/Agif

Danilo Lavieri, Dassler Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Teresópolis (RJ)

24/05/2018 15h18

Após perder o prazo junto à Fifa para permitir que os 12 suplentes da lista de convocados sigam jogando por seus clubes, a CBF aguarda para esta quinta-feira (24) uma resposta da federação internacional sobre a solicitação fora do tempo.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Caso não tenha uma resposta positiva, hipótese trabalhada como a mais provável, a CBF já começará, até esta sexta-feira (25), a avisar os convocados "reservas" sobre a presença na lista de 35 nomes e a consequente impossibilidade de atuar na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, neste fim de semana.

Na última quarta (23), Dudu, do Palmeiras, desfalcou a equipe em jogo contra o América-MG pela Copa do Brasil por estar na lista de 35 nomes. A CBF alertou o clube paulista da situação e o mesmo optou por tirar o atacante da relação.

Dedé, do Cruzeiro, já citado por Tite como um dos 12 suplentes da lista, é outro jogador que pode desfalcar seu time por conta do erro da confederação.

Com a experiência de uma lista de suplentes que foi tornada pública na última Olimpíada, a CBF buscou na Fifa o direito de manter em segredo essa lista de 12 jogadores extras. A interpretação da comissão técnica é que essa publicação criaria um cenário de especulações e desviaria o foco dos 23 atletas selecionados.

Assim, Tite conseguiu o direito de resguardar essa relação, mas não contava que a medida geraria um cenário de apreensão, já que a CBF perdeu o prazo para solicitar a liberação desses atletas para os torneios nacionais e encontra, nos últimos dias, dificuldades para se comunicar com a Fifa. 

É o caso, por exemplo, do Corinthians. Cotado para a lista de 23 jogadores, o meia Rodriguinho acabou de fora, mas também não sabe se integra a relação de 35 nomes e se poderá jogar no fim de semana contra o Internacional. Afinal, nenhum clube foi comunicado sobre convocados além de Cássio, Fagner e Geromel, que trabalham em Teresópolis. Esse cenário se repete em outras equipes.

Ao todo, há seis rodadas do Brasileiro a serem disputadas até a Copa e sequer há clareza na comunicação com a Fifa sobre até quando estaria em vigor o impedimento referente aos jogadores da lista extra de Tite.

Copa 2018