Topo

Copa 2018

Opção de Tite por sigilo atrapalha preparação dos clubes para o Brasileirão

Tite e Edu Gaspar em entrevista: seleção não divulgou lista de 35 - Lucas Figueiredo / MoWA Press
Tite e Edu Gaspar em entrevista: seleção não divulgou lista de 35
Imagem: Lucas Figueiredo / MoWA Press

Danilo Lavieri, Dassler Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Teresópolis (RJ)

24/05/2018 04h00

Em nome da privacidade e contra especulações, a seleção brasileira optou por não divulgar os 12 jogadores que, além dos 23 convocados, estão pré-listados para a Copa do Mundo. A consequência dessa decisão, aliada à dificuldade da CBF em dar condição de jogo a esses atletas, causa problemas no planejamento de clubes do Campeonato Brasileiro. Inicialmente, para a rodada do próximo fim de semana. Mas o problema pode se estender.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Entre esta quinta-feira (24) e a sexta (25), a CBF tentará na Fifa um posicionamento que libere os jogadores para atuar na rodada do fim de semana da Série A. Enquanto isso, equipes brasileiras trabalham sem ter clareza em dois pontos principais: o primeiro é se os times têm atletas pré-listados além daqueles que já trabalham com Tite. O segundo é se poderão fazer uso deles no Brasileirão - para a Libertadores, vale reforçar, todos estão liberados.

Na última quarta, o problema se tornou explícito por conta de Dudu, o terceiro dos 12 jogadores dessa lista adicional que acabou sendo confirmado pela CBF. A entidade procurou o Palmeiras durante o dia para avisar que não estava juridicamente claro que o atacante era apto a encarar o América-MG pela Copa do Brasil. Ele desfalcou a equipe, que avançou às quartas do torneio.

Além de Dudu, são confirmados Dedé, zagueiro do Cruzeiro, e Neto, goleiro do Valencia como membros dessa lista à parte que Tite e o coordenador Edu Gaspar optaram por não tornar pública. Segundo apurou o UOL Esporte, ainda estão na relação o lateral Rafinha (do Bayern de Munique), o zagueiro Rodrigo Caio (São Paulo), o lateral esquerdo Alex Sandro (Juventus) e os meias Giuliano (Fenerbahce) e Arthur (Grêmio).

Logo, há quatro jogadores desconhecidos que completam a lista e que, eventualmente, podem ser problemas para as equipes envolvidas na disputa do Brasileirão, como Dudu e Dedé. Não há preocupações por gremistas e são-paulinos com Arthur e Rodrigo Caio, afastados por lesões.  

Falta de transparência deixa os clubes de mãos atadas 

Dudu está na lista adicional de Tite para a Copa do Mundo - Ricardo Stuckert/CBF - Ricardo Stuckert/CBF
Dudu está na lista adicional de Tite para a Copa do Mundo
Imagem: Ricardo Stuckert/CBF

Com a experiência de uma lista de suplentes que foi tornada pública na última Olimpíada, a CBF buscou na Fifa o direito de manter essa lista de 12 jogadores extras de maneira oculta. A interpretação da comissão técnica é que essa publicação criaria um cenário de especulações e desviaria o foco dos principais 23 atletas.

Assim, Tite conseguiu o direito de resguardar essa relação, mas não contava que a medida geraria um cenário de apreensão, já que a CBF perdeu o prazo para solicitar a liberação desses atletas para os torneios nacionais e encontra, nos últimos dias, dificuldades para se comunicar com a Fifa. 

É o caso, por exemplo, do Corinthians. Cotado para a lista de 23 jogadores, o meia Rodriguinho acabou de fora, mas também não sabe se integra a relação de 35 nomes e se poderá jogar no fim de semana contra o Internacional. Afinal, nenhum clube foi comunicado sobre convocados além de Cássio, Fagner e Geromel, que trabalham em Teresópolis. Esse cenário se repete em outras equipes. 

Ao todo, há seis rodadas do Brasileiro a serem disputadas até a Copa, e sequer há clareza na comunicação com a Fifa sobre até quando estaria em vigor o impedimento referente aos jogadores da lista extra de Tite. Para aumentar o cenário de especulações, o atacante Douglas Costa teve lesão muscular diagnosticada pela seleção e, por enquanto, trabalha com limitações - o médico Rodrigo Lasmar nega haver qualquer risco de corte, vale frisar. 

Copa 2018