Topo

Copa 2018

Contra terrorismo, França proíbe 'fan fest' em vias públicas durante a Copa

Em 2014, franceses se reuniram em fan fest aberta para acompanhar Copa; desta vez, só em locais controlados - Joe Raedle/Getty Images
Em 2014, franceses se reuniram em fan fest aberta para acompanhar Copa; desta vez, só em locais controlados Imagem: Joe Raedle/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/05/2018 17h42

Nesta terça-feira (29), o Governo da França anunciou que os eventos de retransmissão de jogos da Copa do Mundo em telões só acontecerão se a organização garantir uma série de requisitos de segurança. As chamadas “fan fest” não poderão ser realizadas em vias públicas e terão acesso controlado.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

A medida é uma prevenção a ataques terroristas a aglomerações de pessoas. De acordo com o ministro do Interior, Gérard Collomb, os telões em vias públicas serão “supervisionados por forças de segurança em conjunto com autoridades locais, como no caso da Euro 2016”. Na prática, a expectativa é de que cada torcedor seja identificado para entrar no evento.

Um telegrama do Governo francês enviado a prefeituras explica que cada “fan fest” terá acesso “estritamente controlado” por seguranças contratados pela organização do evento — e não providos pelo Estado.

“No contexto de ameaça terrorista atual, as prescrições que haviam prevalecido durante a Eurocopa de 2016 voltam a ser aplicáveis, nos mesmos padrões elevados”, escreve o ministro no documento, ao qual a agência de notícias AFP teve acesso. Desta forma, os telões só poderão estar em locais fechados: estádios, pavilhões, centros de exposição etc.).

Em 2016, durante a Euro, os eventos com telões de transmissão de jogos foram proibidos em espaços públicos desprotegidos. Apenas dez zonas de cidades-sede foram organizadas para torcedores que não estivessem nos estádios.

Copa 2018