Topo

Copa 2018


Começou a Copa do Mundo! Ao menos a para regiões não reconhecidas pela Fifa

Twitter/@CONIFAofficial
Matabeleland durante jogo de Copa de regiões não reconhecidas pela FIFA Imagem: Twitter/@CONIFAofficial

Do UOL, em São Paulo

2018-05-31T14:52:49

31/05/2018 14h52

Faltam 15 dias para o começo da Copa do Mundo, mas um outro Mundial teve início nesta quinta-feira, na Inglaterra. Um Mundial levado muito a sério pelos seus participantes e que está em sua terceira edição: é a Copa do Mundo CONIFA, nome da organização que reúne regiões não reconhecidas pela Fifa.

São 16 regiões participantes desta vez, número recorde. A sede oficial é Barawa, região na Somália, mas por uma questão de infraestrutura os jogos acontecem em estádios pequenos da Inglaterra - a maior capacidade é de cinco mil torcedores.

Os participantes são, no grupo A, a Ilha de Man (ilha pertencente à Inglaterra), Barawa, Tamil Eelam (Sri Lanka), Cascádia (EUA e Canadá); no B a atual campeã Abecásia (Geórgia), Chipre do Norte (Chipre), Transcarpácia (Ucrânia) e Tibete (China); no C Székely (Romênia), Padânia (Itália), Matabeleland (Zimbábue) e Tuvalu (Polinésia); e no D Coreanos Unidos do Japão (Japão), Armênia Ocidental (Armênia), Cabília (Argélia) e Punjab (Ìndia).

Entre os destaques da primeira rodada, a Abecásia estreou com vitória fácil sobre o Tibete: 3 a 0. Mas o melhor mesmo é ver o uniforme de Matabeleland, cheio de cores e desenhos. A disputa vai até o dia 10 de junho.

Mais Copa 2018