Topo

Copa 2018

Tite arma seleção para 1º amistoso com T. Silva titular e Neymar na reserva

Thiago Silva será titular na zaga brasileira no primeiro amistoso preparatório para a Copa do Mundo - Pedro Martins/MowaPress
Thiago Silva será titular na zaga brasileira no primeiro amistoso preparatório para a Copa do Mundo Imagem: Pedro Martins/MowaPress

Danilo Lavieri, Dassler Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Londres

31/05/2018 12h07

Após quase duas semanas de treinamento, Tite finalmente esboçou um time que pretende mandar a campo. Na atividade desta quinta-feira (31), no CT do Tottenham, em Londres, o comandante da seleção dividiu os jogadores e montou a equipe titular para o amistoso de domingo (3), contra a Croácia, em Liverpool.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

E com duas novidades principais: Thiago Silva entre os titulares e Neymar na formação reserva. Além disso, Fernandinho como a figura que faltava no meio-campo, o que deixa  seleção com 10 dos 11 jogadores que bateram a Alemanha em março. A ausência, claro, é Dani Alves, substituído por Danilo. 

A formação que iniciará o duelo diante dos croatas, segundo indicou Tite nesta sexta, terá: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Willian, Paulinho, Fernandinho e Coutinho; Gabriel Jesus.

Volta de Neymar aos gramados será gradual. Inicialmente, na reserva - Reuters/Peter Cziborra - Reuters/Peter Cziborra
Volta de Neymar aos gramados será gradual. Inicialmente, na reserva
Imagem: Reuters/Peter Cziborra

No início do treino, Tite dividiu o grupo em duas partes, exceção feita a Renato Augusto, com dores no joelho, e Douglas Costa, que se recupera de lesão muscular. A ideia é dar a mesma atenção a titulares e reservas, que trabalharam à parte. Sob a orientação do treinador e dos auxiliares, a equipe trabalhou posicionamento sem bola em uma pressão mais avançada e depois mais recuada.

Os jornalistas só tiveram acesso aos 20 primeiros minutos, mas a equipe "B" trabalhou normalmente com duas figuras como destaque. Neymar, mesmo sem ter a titularidade diante da Croácia, participou do treinamento sem restrições. Da mesma forma, o lateral direito Fagner, que ainda tem sua presença no amistoso em discussão. 

Coutinho 'substitui' Neymar na esquerda

Sem a principal estrela em campo, Tite alterou o posicionamento de alguns jogadores na equipe titular. Philippe Coutinho, que normalmente joga pela direita na seleção, substituiu Neymar e atuou pela faixa esquerda do ataque. Willian, por sua vez, jogou aberto pelo outro lado. 

Na defesa, persistia a dúvida entre Marquinhos e Thiago Silva - o ex-capitão do Brasil, porém, foi mantido depois de boas atuações nos jogos de março e pegará a Croácia. 

Copa 2018