Topo

Copa 2018

Na volta de Neuer, Alemanha leva virada da Áustria e perde a 2ª seguida

Do UOL, em São Paulo

02/06/2018 16h35

Em jogo que marcou o retorno do goleiro Manuel Neuer aos gramados após nove meses, a Alemanha perdeu de virada por 2 a 1 para a Áustria neste sábado (2), em amistoso disputado na cidade austríaca de Klagenfurt. Özil abriu o placar no primeiro tempo, mas Hinteregguer e Schöpf definiram o triunfo dos anfitriões na etapa final.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Este foi o segundo revés seguido dos atuais campeões mundiais, que já haviam sido batidos por 1 a 0 pelo Brasil em Berlim no final de março. A equipe do técnico Joachim Löw ainda faz amistoso contra a Arábia Saudita, na próxima sexta-feira, em Leverkusen, antes de estrear na Rússia no dia 17, contra o México. Suécia e Coreia do Sul completam a chave dos germânicos.

O melhor: Neuer volta bem

Afastado dos gramados desde setembro do ano passado, quando sofreu uma fratura no pé, Manuel Neuer voltou a jogar neste sábado e afastou a desconfiança às vésperas do Mundial com uma atuação que evitou um placar ainda mais desfavorável para os campeões do mundo.

O goleiro do Bayern de Munique fez excelentes defesas, como em chute no contrapé de Grillitsch no primeiro tempo, e cara a cara com Arnautovic no segundo. Como de costume, também foi bastante acionado com a bola rolando e colaborou nas saídas de bola, além de não ter tido culpa nos dois gols dos donos da casa.

O pior: Petersen fica devendo

Uma das novidades na escalação da Alemanha, o atacante Petersen estreou como titular na seleção principal e não aproveitou a oportunidade, sem criar perigo nos quase 80 minutos que esteve em campo. O jogador de 29 anos do Freiburg se destacou na Olimpíada do Rio em 2016, embora tenha perdido um pênalti na final contra o Brasil.

Löw faz últimos testes

A exemplo do amistoso contra o Brasil, o técnico Joachim Löw aproveitou o compromisso contra a Áustria para fazer vários testes. Nomes certos que vão à Copa, como Kroos, Boateng, Hummels e Müller, não foram aproveitados, abrindo espaço para a presença entre os titulares de jogadores como o lateral Hector e o próprio Petersen. O treinador também fez muitas alterações na etapa final.

Tudo isso dois dias antes de apresentar a convocação final para a Copa do Mundo. Löw tem trabalhado com uma lista de 27 jogadores e terá que cortar quatro. A volta de Neuer comprova que uma delas será no gol - Bernd Leno ou Kevin Trapp devem ser preteridos, uma vez que Marc-André ter Stegen dificilmente seria sacado.

Atraso e falha

O amistoso em Klagenfurt começou 1h40 depois do previsto em virtude de uma forte chuva que caiu na cidade austríaca. Depois de muitas inspeções do trio de arbitragem, o gramado melhorou e evitou o adiamento da partida.

Valeu a pena esperar. Áustria e Alemanha fizeram um primeiro tempo interessante, com chances de gol dos dois lados. Uma falha feia de Siebenhandl, no entanto, fez os donos da casa saírem em desvantagem. O goleiro errou após receber recuo e entregou a bola nos pés de Özil, que bateu no ângulo (veja acima).

O Brasil que se cuide

A atuação austríaca, principalmente no segundo tempo, faz ser difícil acreditar que a equipe ficou em quarto no seu grupo nas Eliminatórias, seis pontos atrás da líder Sérvia (e sendo superada também por Irlanda e País de Gales).

A equipe pressionou a saída de bola dos visitantes e acumulou chances de gol. Hinteregguer, em chute de primeira aos 7 minutos da etapa final (veja acima), e Schöpf, completando bela troca de passes aos 23 (assista abaixo), fizeram a festa dos mais de 40 mil torcedores que prestigiaram o amistoso. 

Esta foi a sétima vitória seguida da Áustria, que agora será o oponente do Brasil no último teste dos comandados de Tite antes do Mundial. O amistoso será no dia 10 de junho, em Viena. Este foi ainda o primeiro triunfo do país contra a Alemanha desde 1986 - de lá para cá eram dez jogos, com nove derrotas e somente um empate.

Áustria 2 x 1 Alemanha

Data: 02/06/2018
Local: Worthersee  Stadion, em Klagenfurt (Áustria)
Hora: 14h45 (de Brasília)
Gols: Özil, aos 11 minutos do primeiro tempo. Hinteregguer, aos 7´ e Schöpf, aos 23 minutos do segundo tempo.

Áustria: Siebenhandl; Lainer, Prödl, Dragovic, Hinteregger; Baumgartlinger, Grillitsch (Ilsanker), Schöpf, Zulj (Kainz), Alaba; Arnautovic (Burgstaller). Técnico: Franco Foda.

Alemanha: Neuer; Kimmich, Süle, Rüdiger, Hector; Khedira (Rudy), Gündogan (Goretzka); Brandt (Werner), Özil (Draxler), Sané (Reus); Petersen (Gómez). Técnico: Joachim Löw.

Copa 2018