Topo

Copa 2018

Sem Cristiano Ronaldo, Portugal fica no empate sem gols contra a Bélgica

ERIC VIDAL/REUTERS
Imagem: ERIC VIDAL/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

02/06/2018 17h38

Em preparação para a Copa do Mundo, Bélgica e Portugal fizeram uma partida bastante movimentada, mas sem gols. As seleções ficaram no 0 a 0 em amistoso disputado neste sábado (2), em Bruxelas. O jogo não teve a participação de Cristiano Ronaldo, que ganhou período de folga antes do Mundial por conta da temporada desgastante com o Real Madrid.

O confronto colocou duas seleções em situações distintas. Enquanto Portugal não contou com os principais jogadores, a Bélgica escalou força máxima. Atuando em casa, os belgas – comandados por Hazard e De Bruyne – entraram em campo com a formação considerada ideal por Roberto Martínez, mas renderam abaixo do esperado. Apesar da disposição ao longo dos 90 minutos, as equipes não conseguiram tirar o zero do placar.

As seleções voltam a campo ainda nesta semana para a sequência dos amistosos preparatórios antes no início da Copa.

Eden Hazard tem atuação discreta

Hazard durante amistoso entre Bélgica e Portugal - JOHN THYS/AFP - JOHN THYS/AFP
Imagem: JOHN THYS/AFP

Eden Hazard não rendeu o esperado no amistoso deste sábado. O meia buscou o jogo no período que esteve em campo, mas não conseguiu criar chances efetivas de gol para seleção belga. Ele deixou o campo a dez minutos do fim para a entrada de seu irmão, Thorgan Hazard.

Bélgica começa melhor, mas Portugal cresce

A partida começou com domínio da Bélgica, que controlava a posse de bola e pouco espaço cedia para as ações do adversário. Apesar disso, a seleção não conseguiu criar muitas oportunidades de gol. A melhor chance aconteceu somente aos 30 minutos, com Carrasco, que chutou cruzado da esquerda e mandou na rede, mas pelo lado de fora.

Após resistir à pressão inicial, Portugal cresceu. A equipe comandada por Fernando Santos saiu mais para o jogo e chegou ao menos três vezes com perigo ao gol de Courtois. O grande momento da seleção portuguesa foi perto do intervalo. Aos 41, Bernardo Silva escapou em boa jogada individual e bateu perto da meta. Pouco depois, Gonçalo Guedes recebeu na entrada da área e tirou tinta da trave.

Seleções diminuem o ritmo no segundo tempo

O segundo tempo teve ritmo mais lento das seleções. Com diversas alterações ao longo dos 45 minutos finais, as equipes caíram de rendimento e não mantiveram a intensidade da primeira etapa. A principal oportunidade de gol foi criada pela Bélgica, ainda no início do segundo tempo. Aos nove minutos, Vertonghen recebeu de Fellaini na entrada da área e bateu colocado para boa defesa do goleiro Beto. Na sequência, a seleção belga se manteve em cima do adversário, mas não conseguiu chegar ao gol.

CR7 se apresenta na próxima semana

Neste sábado, o técnico Fernando Santos mais uma vez não contou com o atacante Cristiano Ronaldo – ele já havia ficado de fora do empate em 2 a 2 contra a Tunísia na última segunda-feira (28). O craque ganhou miniférias antes da Copa do Mundo por conta da temporada desgastante com o Real Madrid e deve se juntar à seleção portuguesa somente na próxima semana. Vale lembrar que CR7 esteve em campo pelo time merengue no dia 26 de maio para a final da Liga dos Campeões.

Marca centenária

Jan Vertonghen completou 100 jogos pela Bélgica neste sábado e foi homenageado antes da bola rolar. O zagueiro do Tottenham é o jogador que mais vezes vestiu a camisa da seleção na história. Curiosamente, a estreia de Vertonghen pelos Diabos Vermelhos foi justamente contra Portugal, em 2 de junho de 2007, pelas Eliminatórias da Eurocopa do ano seguinte.

Últimos testes antes da Copa

Após a partida deste sábado, Portugal fará um último amistoso antes da Copa diante da Argélia, na próxima quinta-feira (7). Já a Bélgica terá mais dois compromissos visando a preparação para o Mundial: Egito (dia 6) e Costa Rica (dia 11).

Copa 2018