Topo

Copa 2018

Blogueiro do UOL lança livro sobre os causos da Argentina em Copas

Livro Copa Loca, de Tales Torraga - Reprodução
Livro Copa Loca, de Tales Torraga Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

05/06/2018 10h46

Em ano de Copa do Mundo, três brasileiros resolvem se juntar para escrever um livro contando a história da seleção...argentina.

Pode parecer notícia falsa, mas não é. “Copa Loca – As inacreditáveis histórias da Argentina nos Mundiais” (Garoa Livros, 216 páginas, R$ 49,90) chega ao mercado nesta semana trazendo um relato completo de todas as participações (e também das ausências) dos nossos vizinhos no maior torneio de futebol do planeta.

Os autores do livro são os jornalistas Tales Torraga, do blog Patadas y Gambetas, do UOL, Giancarlo Lepiani e Celso de Campos Jr. A intenção do trio não foi fazer do livro um almanaque, com fichas de jogos e dados estatísticos, e sim recuperar os episódios e os personagens – alguns conhecidos, outros pitorescos – que fizeram a história da seleção bicampeã mundial.

Como Hitler e Jules Rimet tiraram um Mundial da Argentina em 1938? O técnico Bilardo envenenou mesmo o craque Passarella em 1986? Qual foi o esquema para dar a água batizada a Branco em 1990? O doping de Maradona em 1994 foi conspiração ou descuido? Quem correria pelado ao redor do Obelisco se fosse campeão em 2010? Por que Messi caiu no choro antes da semifinal no Brasil em 2014?

Estas e outras questões são levantadas – e respondidas – na obra, que conta com prefácio de Gabriel Batistuta, segundo maior artilheiro da história da seleção argentina, e do centroavante brasileiro Careca, titular do Brasil nas Copas do Mundo de 1986 e 1990 e companheiro de Diego Maradona no Napoli por três temporadas. A apresentação é assinada por Alberto Helena Júnior, um dos mais experientes jornalistas brasileiros em atividade.

O livro já pode ser comprado no endereço www.garoalivros.com.br. O lançamento oficial acontece nesta quinta-feira, 7 de junho, a partir das 19 horas, no restaurante Che Bárbaro (rua Harmonia, 277, Vila Madalena, São Paulo).

Copa 2018