Topo

Copa 2018

Manifestantes vão a treino argentino e protestam contra jogo com Israel

Manifestantes fazem protesto na porta de CT do Barcelona durante treino da Argentina - Albert Gea/Reuters
Manifestantes fazem protesto na porta de CT do Barcelona durante treino da Argentina Imagem: Albert Gea/Reuters

Do UOL, em São Paulo

05/06/2018 10h12

O amistoso diante de Israel marcado para o próximo sábado continua gerando protestos contra a seleção argentina. Nesta terça-feira, manifestantes foram até a porta do CT Joan Gamper, em Barcelona, e fizeram um ato de repúdio ao jogo que será realizado em Jerusalém.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Com bandeiras da Palestina e uniformes tingidos de vermelho para simbolizar sangue, as pessoas presentes no protesto manifestaram contra a decisão da federação argentina (AFA, na sigla em espanhol) de levar a seleção para um jogo pré-Copa do Mundo no país.

Protesto treino Argentina - Albert Gea/Reuters - Albert Gea/Reuters
Imagem: Albert Gea/Reuters
O duelo já gerou diversas manifestações contra a Argentina. A Liga Árabe, organização de países sediada no Cairo, no Egito, divulgou um comunicado na última semana no qual representantes do Estado da Palestina na entidade dizem que Israel "aproveita" esse tipo de eventos para atender seus "propósitos políticos que não têm relação com o esporte, além de agredir os direitos do povo palestino".

O comunicado ainda cita que no estádio Teddy Kollek, onde acontecerá o amistoso, foi "construído sobre um dos povoados palestinos destruídos pela ocupação israelense".

Já na segunda-feira, um grupo formado por 70 crianças palestinas escreveu uma carta ao jogador argentino Lionel Messi para pedir que não dispute o amistoso

Já em Israel, o amistoso é ansiosamente esperado e em apenas 20 minutos, foram vendidos quase todos os 34 mil ingressos disponíveis perante a oportunidade de ver estrelas como Messi, do Barcelona, Sergio Agüero, do Manchester City, e Angel Di María, do Paris Saint-Germain.

Copa 2018