Topo

Copa 2018

Áustria paga R$ 8 mi por jogo com Brasil e faz "mini-Copa" antes da Rússia

Seleção treina no estádio em Viena antes de duelo com a Áustria. Será o 5º de uma série de 8 amistosos no país pré-Copa - Lucas Figueiredo/CBF
Seleção treina no estádio em Viena antes de duelo com a Áustria. Será o 5º de uma série de 8 amistosos no país pré-Copa Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Viena (Áustria)

09/06/2018 22h00

A seleção brasileira entrará em campo neste domingo (10) para seu último desafio antes do Mundial da Rússia. O jogo tem caráter amistoso, mas faz parte de uma espécie de “mini-Copa” vivida pelos austríacos às vésperas do torneio oficial da Fifa.

O jogo entre Brasil e Áustria será um quinto de uma série de oito partidas preparatórias envolvendo equipes que estarão na Copa. O país será o maior palco de amistosos na fase pré-Rússia, superando até mesmo os anfitriões do Mundial.

A primeira delas ocorreu no último dia 30, quando a Áustria venceu a Rússia por 1 a 0 em Innsbruck. Os donos da casa ainda bateram a Alemanha por 2 a 1 em Klagenfurt, no dia 2. No dia 4, o Chile venceu a Sérvia por 1 a 0 em Graz. Coreia do Sul e Bolívia empataram por 0 a 0 em Innsbruck, no dia 7.

No último sábado, a Sérvia, que está no grupo do Brasil na Copa, goleou a Bolívia por 5 a 1. Além do amistoso brasileiro neste domingo, Senegal x Coreia do Sul, no dia 11, em Grodig, e Japão x Paraguai, dia 12, fecham o “mini-Mundial”.

"Todos aqui só se referem a uma 'mini-Copa'. São muitos jogos de bom nível na véspera da Rússia. Acabou sendo interessante para nosso povo", comentou o jornalista local Robert Florencio, da revista "Ballesterer".

E o número elevado de jogos entre seleções envolvidas na Copa não ocorre por acaso. Na situação do Brasil, especificamente, uma cota de R$ 8,7 milhões (dois milhões de euros) explica o amistoso deste domingo, no estádio Ernst-Happel, em Viena.

Sérvia venceu a Bolívia no sábado - HEINZ-PETER BADER/REUTERS - HEINZ-PETER BADER/REUTERS
Sérvia venceu a Bolívia no sábado (9) em um dos oito jogos em território austríaco neste pré-Copa
Imagem: HEINZ-PETER BADER/REUTERS

A seleção brasileira queria um adversário que tivesse características semelhantes às aquelas de seus adversários na primeira fase. A Áustria surgiu como opção – lembrando o estilo de jogo da Costa Rica. A ideia inicial de um amistoso em Londres, porém, não agradou a federação local, que ofereceu a cota de dois milhões de euros para levar o badalado Brasil em Viena.

O valor foi pago à Pitch, empresa que detém, por contrato, os direitos de explorar comercialmente os amistosos da seleção – a chamada “Brasil Global Tour”.

Amizade de Rueda e logística

Já o duelo entre Sérvia e Chile, no dia 2, ocorreu por conta de uma relação pessoal do técnico Reinaldo Rueda com austríacos. Enquanto os europeus precisavam de uma equipe para um confronto preparatório, os chilenos queriam realizar uma agenda antes do Mundial que não irão participar. Rueda, então, entrou em contato com amigos que tem na cidade e na federação local, alinhando a realização do duelo.

Outra explicação para o excesso de jogos no país às vésperas do principal torneio do futebol mundial é a questão logística. Por conta da proximidade com a Rússia e da boa infraestrutura para treinos e deslocamentos, muitas seleções escolheram a Áustria como escala antes da Copa.

A própria seleção brasileira viu com bons olhos a passagem por Viena em função destes aspectos. Além disso, a diferença de apenas uma hora para o fuso horário russo ajuda na aclimatação às vésperas do Mundial.

Após o teste final na 'mini-Copa' na Áustria, o Brasil embarca em definitivo para a Rússia já na noite de domingo (10). A partir de segunda (11), já em Sochi, a seleção de Tite fará a reta final de preparação para a estreia do próximo dia 17, contra a Suíça, em Rostov.

A "mini-Copa" na Áustria

30/maio – Áustria 1 x 0 Rússia, em Innsbruck
02/junho – Áustria 2 x 1 Alemanha, em Klagenfurt
04/junho – Sérvia 0 x 1 Chile, em Graz
07/junho – Coreia do Sul 0 x 0 Bolívia, em Innsbruck
9/junho – Sérvia 5 x 1 Bolívia, em Graz
10/junho – Áustria x Brasil, em Viena
11/junho – Senegal x Coreia do Sul, em Grodig
12/junho – Japão x Paraguai, em Innsbruck

FICHA TÉCNICA
ÁUSTRIA X BRASIL

Local: Ernst Happel-Stadion, em Viena
Data: 10 de junho de 2018, domingo
Horário: 11h (de Brasília)
Árbitro: Viktor Kassai (Hungria)

ÁUSTRIA: Siebenhand, Dragovic, Prödl e Hinteregger; Lainer, Grillitsch, Baumgartlinger e Alaba; Schöpf, Zulj e Arnautovic
Treinador: Franco Foda

BRASIL: Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Willian, Paulinho, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus
Treinador: Tite

Copa 2018