Topo

Copa 2018

Fifa muda fórmula de ranking para acabar com riscos de manipulação

Presidente da Fifa, Gianni Infantino, estará à frente do Congresso da Fifa - AP Photo/Dmitri Lovetsky
Presidente da Fifa, Gianni Infantino, estará à frente do Congresso da Fifa Imagem: AP Photo/Dmitri Lovetsky

Do UOL, em São Paulo

10/06/2018 11h48

O Conselho da Fifa se reuniu neste domingo em Moscou, na capital da Rússia, para discutir assuntos para o Congresso que se realizará na próxima quarta-feira (10). No encontro, os representantes da entidade decidiram reformular o ranking para acabar com os ricos de manipulação e deixar a classificação mais justa.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Segundo informações do site oficial da Fifa, o novo ranking entrará em vigor a partir do dia 15 de julho, assim que se encerrar a Copa do Mundo de 2018. O Conselho da entidade encontrou problemas no sistema antigo, como a importância dada a cada partida.

A nova fórmula de avaliação é baseada no método Elo de cálculo. Tal sistema soma ou subtrai os pontos do total de pontos existentes de uma determinada equipe. Assim, os pesos de cada pontuação serão determinados pela força dos oponentes e pela importância de cada partida.

Isso significa que a média de pontos de cada partida não será mais utilizada, como no ranking anterior. 

No mesmo encontro, o Conselho da Fifa anunciou que a votação e o anúncio do país-sede da Copa do Mundo de 2026 será no Congresso de quarta-feira. As duas candidaturas que estão na concorrência são a do Marrocos e a conjunta entre México, Estados Unidos e Canadá.

Copa 2018