Topo

Copa 2018

Cartilha do sono da seleção pede cuidado com celular e cochilo muito longo

Danilo Lavieri, Dassler Marques e Ricardo Perrone

Do UOL, em Sochi (Rússia)

11/06/2018 11h46

Uma das principais preocupações da seleção brasileira fora do campo é com o descanso dos atletas. Por isso, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) organizou uma cartilha do sono para orientar os convocados na hora do repouso na concentração na Rússia.

Brasil estreia às 15h deste domingo; veja a tabela
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Os super-heróis: Marcelo sofreu com 7 a 1 e peso

Há uma carta distribuída aos jogadores com uma espécie de passo a passo. As principais preocupações são com a temperatura do quarto e com a claridade.

A primeira recomendação é que o ambiente esteja calmo, com o ar condicionado na temperatura entre 21ºC e 23ºC e com uma roupa de cama que não aqueça muito o atleta. O organismo não atinge o nível de repouso ideal caso o corpo sinta frio ou calor.

Durante o verão de Sochi, cidade base da seleção brasileira, o sol nasce por volta das 4h30. Por isso, outra recomendação é que todos os quartos sejam vedados com as cortinas de "blackout", que impedem a entrada de qualquer raio solar do ambiente externo. A carta ainda ensina como desligar todas as luzes de LED de aparelhos como o ar condicionado e a TV.

Também há preocupação com o ritual que será cumprido antes do sono. O mais importante é não tomar nenhum líquido que contenha cafeína. Além disso, o departamento médico orienta que os jogadores fiquem longe de televisão, tablet, computador e celular nos minutos que antecedem o sono.

Em alguns casos, os aparelhos eletrônicos distraem os jogadores e deixam o cérebro mais agitado do que o ideal para o horário de descanso.

Outra preocupação é com os cochilos que são tirados pela tarde. Há uma recomendação para que se evite o sono vespertino muito prolongado, uma vez que isso pode impedir que os jogadores durmam as oito horas recomendadas à noite. 

Copa 2018