Topo

Copa 2018

Fifa ignora rodízio de Tite e coloca Neymar como capitão do Brasil na Copa

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/06/2018 18h16

É comum Tite exaltar o rodízio de capitães que promove na seleção brasileira. Entretanto, a estratégia do comandante acabou ignorada pela Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados). A entidade máxima do futebol mundial promoveu Neymar como o dono da faixa no Brasil, em artigo publicado nesta segunda-feira no site oficial da organização.

Brasil estreia às 15h deste domingo; veja a tabela
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Super-heróis: Marcelo sofreu com 7 a 1 e ganhou peso

No texto intitulado “Cinco capitães na mira”, a Fifa traça um pequeno perfil sobre jogadores que usarão a faixa de capitão na Copa. Além de Neymar, um dos participantes do rodízio de Tite e que usou apenas uma vez a faixa com o atual treinador, a entidade escreve sobre Radamel Falcao García (Colômbia), Essam El Hadary (Egito), Harry Kane (Inglaterra) e Aaron Gunnarson (Islândia).

“Neymar é inquestionavelmente um dos maiores astros do futebol mundial. O jogador de 26 anos se tornou recentemente capitão e assumiu a responsabilidade de liderar a seleção em busca do sexto título da Copa do Mundo, a fim de apagar as duras memórias do torneio como mandante há quatro anos. Recuperado de lesão, ele voltou com estilo ao time com um brilhante chute no amistoso recente contra a Croácia”, escreve a Fifa.

Neymar capitaneou a seleção brasileira durante algumas partidas da Era Dunga e também nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Com Tite, o atacante só usou a faixa na partida contra o Paraguai, no fim de março, pelas eliminatórias sul-americanas. Jogadores mais experientes têm tido preferência.

Tite falou anteriormente que Daniel Alves, vetado da Copa do Mundo por lesão, seria o capitão no caso de uma final na Rússia. Sem o lateral, os zagueiros Thiago Silva e Miranda, que ostentou a faixa no jogo de domingo contra a Áustria, são os favoritos a liderarem o Brasil em campo no torneio.

Copa 2018