Topo

Copa 2018

"Não estamos no nível de Brasil ou Alemanha", diz técnico da Inglaterra

Do UOL, em São Paulo

11/06/2018 19h20

O técnico da Inglaterra, Gareth Southgate, não teve receio em colocar a sua seleção fora do grupo de favoritos para a conquista da Copa do Mundo. O treinador destacou a média de idade da equipe (26 anos e 18 dias) - a terceira mais jovem do Mundial - e colocou os ingleses abaixo de Brasil e Alemanha na disputa pelo título.

"Sabemos onde estamos... na 12ª posição do ranking mundial. Estamos evoluindo, mas não estamos no nível que Brasil ou Alemanha alcançaram. Sentimos que nossos jovens jogadores estão empolgados e devemos motivá-los. Pensamos em médio e longo prazo, o que nos dará melhores opções para ganhar as coisas. Isso não limita nossas chances de alcançar algo nesta Copa, mas temos que ser realistas com a idade da equipe e quais devem ser nossas expectativas", disse o técnico inglês.

Questionado sobre qual seria a principal seleção candidata ao título, Southgate apontou o Brasil à frente dos adversários. "Jogamos contra os primeiros do ranking nos últimos meses (Brasil e Alemanha). Ambos são excepcionais. A Espanha está ressurgindo e a Bélgica sabemos que é muito forte. Mas devo dizer que o Brasil parece ter a força, o físico e a técnica para ser o favorito", opinou.

Apesar do discurso do treinador, a Inglaterra chega ao Mundial com uma sequência de 10 jogos sem derrota. A seleção inglesa enfrentou Brasil e Alemanha em amistosos em novembro do ano passado e empatou sem gols nos dois jogos. Neste ano, foram quatro compromissos (três vitórias e um empate), o último deles na vitória por 2 a 0 sobre a Costa Rica, na quinta-feira (7).

Para Southgate, a Inglaterra pode se beneficiar pelo fato de não ser considerada uma das seleções favoritas na Copa. Ele concordou ao ver sua equipe como candidata à revelação e afirmou que quer "surpreender" na Rússia.

"Meu objetivo é surpreender as pessoas, então isso é absolutamente uma revelação. É assim que somos vistos agora e creio que isso é bom para nós", acrescentou.

A Inglaterra estreia no Grupo G da Copa do Mundo na próxima segunda-feira (18), contra a Tunísia. A chave ainda conta com Bélgica e Panamá.

Copa 2018