Topo

Copa 2018

Político sugere que Inglaterra jogue Copa com tarja preta em protesto

ADRIAN DENNIS/AFP
Imagem: ADRIAN DENNIS/AFP

Do UOL, em São Paulo

11/06/2018 21h54

Nesta segunda-feira (11), um membro do parlamento britânico sugeriu que a seleção inglesa entre em campo com braçadeiras pretas na Copa do Mundo, em protesto contra o governo russo. Stephen Kinnock, do Partido Trabalhista, diz que o Mundial é “um golpe massivo de propaganda” por parte do presidente Vladimir Putin.

“Estamos usando um esporte maravilhoso para inflar a reputação de um regime autoritário perigoso, e isso levanta algumas questões importantes”, argumenta Kinnock. “Devemos pensar com criatividade sobre o que poderíamos fazer para enviar uma mensagem.”

O atrito entre Reino Unido e Rússia tem sido crescente nos últimos meses, por diversos fatores, incluindo a crise na Síria e o envenenamento de um ex-espião russo em solo inglês. O envolvimento do governo russo na Ucrânia é outro episódio controverso, tendo motivado uma série de cartazes críticos por parte de um artista russo.

É improvável que a seleção inglesa vista a braçadeira preta, visto que a Fifa pune atletas e seleções que se manifestem política, religiosa ou comercialmente durante partidas de futebol. O time estreia na Copa do Mundo contra a Tunísia, na segunda-feira (18); os demais adversários do grupo G são Panamá (dia 24), e Bélgica (28).

Copa 2018