Topo

Copa 2018

Convidado por Putin, Blatter anuncia que irá à Copa do Mundo na Rússia

Joseph Blatter cumprimenta presidente russo Vladimir Putin quando ainda era o homem forte da Fifa, em 2015 - AFP
Joseph Blatter cumprimenta presidente russo Vladimir Putin quando ainda era o homem forte da Fifa, em 2015 Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

12/06/2018 18h16

Homem mais importante do futebol mundial por 17 anos, Joseph Blatter está suspenso do esporte e irá na Copa do Mundo da Rússia com a função única de torcedor. Um porta-voz do ex-presidente da Fifa confirmou que ele, após ter sido convidado pelo presidente russo Vladimir Putin, Blatter estará no Mundial.

Brasil estreia às 15h deste domingo; veja a tabela
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Super-heróis: Marcelo sofreu com 7 a 1 e ganhou peso

A presença foi confirmada por seu assessor Thomas Renggli, nesta terça-feira (12). Ainda não se sabe quando Blatter viajará à Rússia ou qual partida pretende assistir, mas o porta-voz adianta que o ex-mandatário não estará na abertura, quando Rússia e Arábia Saudita dão o pontapé inicial da competição, nesta quinta (14).

O convite a Blatter foi feito ainda em 2017. No último mês de outubro, o governo russo anunciou que tinha convidado tanto o suíço quanto o francês Michel Platini, ex-presidente da Uefa, que também acabou suspenso após investigações de maus feitos. Na ocasião a dupla foi tratada como “velhos amigos” de Vladimir Putin, o que explicaria o aceno por parte dos russos.

De fato, há muito tempo Putin nutre bons sentimentos por Blatter. Em 2015, o presidente russo disse que o ex-cartola “merecia um prêmio Nobel” por sua liderança na Fifa por tanto tempo; falou ainda ter certeza de que o amigo não estava pessoalmente envolvido em nenhuma atividade de corrupção.

Foi sob a tutela de Blatter que a Fifa escolheu, em dezembro 2010, Rússia e Qatar como sedes das edições de 2018 e 2022 da Copa do Mundo. Investigações posteriores indicaram que mais da metade dos 24 membros do conselho executivo da Fifa, responsável pela votação, estavam implicados em violações durante a escolha.

Devido a violações éticas descobertas em 2015, no maior escândalo de corrupção da história da Fifa, Blatter cumpre suspensão de seis anos. A Fifa não comentou a intenção de seu ex-presidente dar às caras na Copa do Mundo.

Copa 2018