Topo

Copa 2018

Meia do Irã é único jogador proibido de atuar na primeira rodada da Copa

Saeid Ezatolahi, jogador da seleção do Irã - Stuart Franklin - FIFA/FIFA via Getty Images
Saeid Ezatolahi, jogador da seleção do Irã
Imagem: Stuart Franklin - FIFA/FIFA via Getty Images

Da EFE

12/06/2018 22h37

São Petersburgo (Rússia), 12 jun (EFE).- O meia Saeid Ezatolahi, jovem promessa do futebol iraniano que passou pelas categorias de base do Atlético de Madrid, será o único jogador da Copa do Mundo que não poderá disputar a primeira rodada da competição porque terá de cumprir uma suspensão imposta pela Fifa.

Brasil estreia às 15h deste domingo; veja a tabela
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Super-heróis: Marcelo sofreu com 7 a 1 e ganhou peso

O meia foi punido pelo comitê de disciplina da entidade por causa do cartão vermelho que recebeu durante a partida contra a Coreia do Sul, pelas Eliminatórias Asiáticas, no ano passado.

Apesar de não poder contar com Ezatolahi na estreia, o técnico português Carlos Queiroz não hesitou ao convocar o jogador que atua pelo Amkar Perm, da Rússia, e que, aos 21 anos, é considerado um dos maiores talentos do futebol asiático, onde ganhou o apelido de "Pogba persa".

Nascido na cidade portuária de Bandar-e Anzali, Ezatolahi é o goleador mais jovem da história da seleção do Irã, recorde que estabeleceu em 2015, ao entrar em campo com 19 anos e 42 dias na vitória por 3 a 1 sobre o Turcomenistão.

Revelado pelo Malavan, o meia impressionou desde cedo, estreando no Campeonato Iraniano com apenas 15 anos, além de ter se destacado no Mundial Sub-17 disputado em 2013, o que fez com que recebesse ofertas de clubes da Suíça, Turquia e Rússia. O iraniano acabou optando pelas categorias de base do Atlético de Madrid, onde teve um bom rendimento, marcando vários gols e disputando a Uefa Youth League, em 2014.

No ano seguinte, subiu para o time C do clube espanhol e chegou a treinar junto com a equipe principal comandada por Diego Simeone. Mas, em 2016, decidiu não esperar mais por uma oportunidade e aceitou a oferta do Rostov, da Rússia, onde estava o companheiro de seleção Sardar Azmoun.

Em 2017, foi emprestado a outro clube russo, o Anzhi Makhachkala e, na sequência, na temporada 2017/2018, ao Amkar Perm, também da Rússia.

Na seleção iraniana que vai disputar a Copa do Mundo, o meia não deve ter problemas para ser escalado após a estreia. O jogador ganhou a posição com Carlos Queiroz durante as Eliminatórias e logo se tornou titular absoluto na classificação rumo ao Mundial, ajudando a segurar a invencibilidade da defesa. Com 1,90 metros de altura, a jovem promessa iraniana vai além da presença física, sendo ágil dentro de campo e mostrando qualidade também no setor ofensivo.

Copa 2018