Topo

Copa 2018

Muller: "Brasil se desenvolveu muito. Mas nenhum time no mundo é imbatível"

Bruno Doro

Do UOL, em Herzogenaurach (Alemanha)*

12/06/2018 04h00

Em quatro anos, a seleção brasileira foi derrotada por 7 a 1 na semifinal da Copa do Mundo em seu próprio país, estreou nas eliminatórias com apenas duas vitórias em seis jogos e corria o risco de não se classificar para o Mundial da Rússia. Mesmo assim, na semana da abertura do torneio, o Brasil é favorito ao título.

Como isso aconteceu? Nós fomos até a Alemanha, país da seleção algoz do 7 a 1 e atual campeão mundial, para ver o que os jogadores dos dois principais times de lá pensam sobre o time de Tite. Falamos com uma estrela sul-americana (James Rodrigues), um campeão do mundo espanhol (Javi Martinez), dois alemães campeões do mundo (Thomas Müller e André Shürrle) e uma revelação alemã (Joshua Kimmich).

Todos colocaram o Brasil como favorito:

Thomas Müller (Alemanha e Bayern de Munique)

"O Brasil se desenvolveu bem. Novos jogadores, jogadores jovens, muito bons. Mas nenhum time no mundo é imbatível. Futebol é um jogo em que qualquer um pode vencer. Os grandes times podem derrotar uns aos outros com facilidade. Essa é a diferença para outros esportes. Você pode ir para as Olimpíadas e sabe que que os EUA vão ganhar o título no basquete".

"O Brasil estava na semifinal em 2014, então era um bom time. Mas neste esporte, no fim, eles tiveram 20 minutos ruins. Na verdade, 20 minutos muito ruins. E esse foi o problema deles".

James Rodriguez (Colômbia e Bayern de Munique)

"Brasil fez uma opção por sempre ter esse papel de ganhar a Copa do Mundo. Tem uma seleção muito forte e que pode chegar a ser campeão".

Javi Martinez (campeão mundial com a Espanha em 2010 e Bayern de Munique)

"Brasil tem jogadores de classe mundial. Jogadores acostumados a jogar grandes partidas, a enfrentar muita pressão, a jogar com pressão. E o Brasil é um timaço, com jogadores com muita qualidade e de físico apurado. E vai ser muito complicado de bater".

Joshua Kimmich (Alemanha e Bayern de Munique)

"Jogamos contra eles, e perdemos o amistoso, 1 a 0. Eles tem muitos jogadores bons, muitos jogadores de nível mundial. Alias, eles só tem jogadores do mais alto nível, são um oponente difícil. Nós sabemos que eles têm muita velocidade, muita técnica e todos os jogadores estão jogando em times de alto nível. Eu sei que será um oponente duro".

André Shürrle (campeão mundial em 2014 pela Alemanha e Borussia Dortmund)

"O Brasil tinha um time incrível há quatro anos, assim como tem hoje. E algo como aquilo nunca mais vai acontecer. Foi um choque para o Brasil, depois de 2 a 0, ou 3 a 0. No intervalo, no vestiário, a gente não acreditava. Para nós, foi o jogo perfeito. Ganhar na semifinal, com tanto conforto, foi um grande momento. Mas sabíamos que o Brasil tinha tido muitos problemas".

"Nunca é uma surpresa [ver o Brasil favorito novamente]. Brasil sempre teve grandes jogadores e grandes times. Neste ano, como estão jogando com um estilo um pouco diferente, mais compacto e com jogadores com outra mentalidade, eles tem uma grande chance de chegar ao topo".

"Vocês viram quando jogaram contra nós em Berlim. É diferente jogar contra o Brasil hoje. Estão mais compactos, mais fortes na defesa e o time adversário não tem mais tantas chances. E no lado ofensivo, quando Neymar voltar, será uma loucura. Tem tantos jogadores de qualidade, como o Willian, que eu conheço muito bem. Se você colocar tudo em campo, você será sempre muito bom".

"Como somos os campeões mundiais, somos o time a ser batido. Vimos isso nos últimos quatro anos. Os times lidam diferente quando chega a hora de nos enfrentar. Todos querem vencer os campeões mundiais, é um sentimento único. Será uma Copa muito mais difícil".

* O repórter viajou à Alemanha a convite da Adidas

Copa 2018