Topo

Copa 2018

Nike afirma que sanções dos EUA impedem fornecimento de chuteiras ao Irã

Carlos Queiroz, técnico da seleção do Irã, em ação durante jogo da equipe - Atta Kenare/AFP
Carlos Queiroz, técnico da seleção do Irã, em ação durante jogo da equipe Imagem: Atta Kenare/AFP

Do UOL, em São Paulo

12/06/2018 14h38

De acordo com reportagem do jornal americano "The Washington Post", as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos a repúblicas islâmicas vão afetar a seleção iraniana de futebol durante a Copa do Mundo. Isso porque a Nike teve de interromper o fornecimento de material esportivo à equipe nacional depois da decisão tomada pelo presidente Donald Trump.

Brasil estreia às 15h deste domingo; veja a tabela
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Super-heróis: Marcelo sofreu com 7 a 1 e ganhou peso

Com isso, os jogadores da seleção do Irã não vão mais receber chuteiras da Nike para a disputa da Copa. Eles ficarão responsáveis pela compra de seu próprio material esportivo.

"As sanções dos Estados Unidos significam que, como uma empresa americana, a Nike não pode fornecer calçados para jogadores da seleção iraniana neste momento. As sanções aplicáveis à Nike estão em vigor há muitos anos e são aplicáveis por lei", diz comunicado emitido pela Nike.

Técnico da seleção iraniana, o português Carlos Queiroz disse que a maioria dos jogadores já compravam chuteiras antes mesmo do ocorrido e chamou a conduta da Nike de "arrogante".

"É ridículo é desnecessário produzir um comunicado contra alguns jovens jogadores. Acho que deveria ser o exato oposto, porque 99% dos nossos jogadores compram as chuteiras, então o comunicado deveria ir na direção oposta e agradecê-los. Eles deveriam aparecer e se desculpar porque essa conduta arrogante contra 23 meninos é absolutamente ridícula e desnecessária", disparou. 

Copa 2018