Topo

Copa 2018

Reforço de Falcao faz Colômbia sonhar em superar feito histórico da Copa-14

Falcao Garcia é um dos principais nomes da seleção da Colômbia - RAUL ARBOLEDA/AFP
Falcao Garcia é um dos principais nomes da seleção da Colômbia
Imagem: RAUL ARBOLEDA/AFP

Do UOL, em São Paulo

12/06/2018 13h03

A seleção da Colômbia estreia na Copa do Mundo da Rússia na terça-feira (19) com um pensamento na cabeça: superar o feito histórico do Mundial de 2014, no qual garantiu a quinta colocação ao chegar nas quartas de final. Para isso, a equipe sul-americana conta com o reforço de Falcao García, ausente na competição realizada no Brasil, e com James Rodríguez, que vive momento de redenção.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Maior artilheiro da história da Colômbia, Falcao García pode dar a volta por cima e ser um dos protagonistas de sua seleção, mandando todos os 'fantasmas' para longe. O jogador do Monaco conviveu com lesões musculares neste ano, o que deixou a equipe nacional em alerta e receosa de perdê-lo como em 2014, quando rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.

Só neste ano, ele já sofreu com quatro lesões, todas musculares. Essa sequência de problemas físicos preocupou, mas não fez com que os colombianos deixassem de acreditar em uma de suas maiores estrelas.

Como a Colômbia não esteve na Copa de 2010 e a lesão o atrapalhou em 2014, o atacante que já foi eleito o quinto melhor jogador do mundo em 2012 agora foca todos os esforços em poder disputar um Mundial.

James Rodriguez, da seleção da Colômbia - MIGUEL MEDINA/AFP - MIGUEL MEDINA/AFP
Imagem: MIGUEL MEDINA/AFP
E o artilheiro da Copa do Mundo de 2014? Aos 23 anos de idade, James Rodríguez se tornou uma das estrelas do futebol mundial e ganhou projeção por sua participação na competição sediada pelo Brasil. Ele foi contratado pelo Real Madrid, mas acabou amargando no banco de reservas até ser emprestado.

No Bayern de Munique, James está passando por uma redenção de sua carreira. Prestes a completar 27 anos, ele terminou a temporada pré-Copa como titular do clube bávaro e participando de quatro gols (dois tentos e duas assistências) nos últimos quatro jogos que atuou. Com tudo isso, o camisa 10 da seleção colombiana está mais do que confiante para passar das quartas de final e superar o feito histórico de 2014.

“Temos uma seleção boa e de qualidade. Um grupo jovem, que tem muitas chances de fazer uma grande Copa do Mundo. Todos sabem que é um caminho duro e árduo pelo título, mas acho que é possível. Nas partidas que fizemos nos últimos quatro anos, falamos em ser campeões”, afirmou o colombiano em entrevista recente ao UOL Esporte.

Tal confiança de James vem da sua evolução na última temporada com o bom rendimento da Colômbia nas Eliminatórias para a Copa. O time era um dos favoritos no início do torneio, mas teve de batalhar muito durante as 18 rodadas para conquistar a última vaga direta na Copa.

"Todos queremos mais, quando você consegue coisas grandes sempre quer mais e tomara que possa ser a semi ou uma linda final", declarou James.

O primeiro da Colômbia na Copa do Mundo é contra a seleção do Japão, em 19 de junho, às 9 horas (de Brasília). Em seguida, o time comandado por José Pékerman enfrenta a Polônia, no dia 24, e fecha a fase de grupos contra o Senegal, no dia 28.

Confira os convocados da Colômbia para a Copa:

Goleiros: David Ospina (Arsenal-ING), Jose Cuadrado (Once Caldas-COL) e Camilo Vargas (Deportivo Cali-COL)

Defensores: Cristian Zapata (Milan-ITA), Oscar Murillo (Pachuca-MEX), Santiago Arias (PSV-HOL), Yerry Mina (Barcelona-ESP), Johan Mojica (Girona-ESP), Frank Fabra (Boca Juniors-ARG) e Davinson Sánchez (Tottenham-ING)

Meio-campistas: Wilmar Barrios (Boca Juniors-ARG), Carlos Sánchez (Espanyol-ESP), Abel Aguilar (Deportivo Cali-COL), James Rodríguez (Bayern de Munique-ALE), Juan Cuadrado (Juventus-ITA), Mateus Uribe (América-MEX), Jefferson Lerma (Levante-ESP), Juan Quintero (River Plate-ARG)

Atacantes: Miguel Borja (Palmeiras-BRA), Falcao García (Monaco-FRA), Carlos Bacca (Villarreal-ESP), Luis Muriel (Sevilla-ESP) e Jose Izquierdo (Brighton-ING)

Copa 2018