Topo

Fifa coloca espiões para evitar e até abater drones em treino da seleção

Treino da seleção brasileira é acompanhado do alto de prédio em Sochi - André Mourão / MoWA Press
Treino da seleção brasileira é acompanhado do alto de prédio em Sochi Imagem: André Mourão / MoWA Press

Danilo Lavieri, Dassler Marques, João Henrique Marques, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone

Do UOL, em Sochi

13/06/2018 11h26

A atividade da seleção brasileira nesta quarta-feira, em Sochi, contou com reforço especial. A Fifa, com ciência da CBF, disponibilizou espiões para assegurar privacidade ao técnico Tite em seu treino fechado aos jornalistas - só os 20 minutos iniciais foram abertos.  

Brasil estreia às 15h deste domingo; veja a tabela
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Neymar S/A: a engrenagem por trás do camisa 10

Espalhados sobre o teto de um prédio vizinho, os espiões usaram binóculos para controlar o espaço e detectar o possível uso de drone por parte de adversários.

Caso necessário, eles têm orientação para abater esses dispositivos que não tenham prévia identificação. Para isso, são capazes de bloquear a frequência dos drones. O serviço estará disponível para a seleção brasileira durante toda a permanência na cidade russa, até as quartas de final. 

Os moradores dos prédios vizinhos são, em sua maioria, atletas olímpicos. Antes mesmo da chegada da seleção a Sochi, houve uma conversa com os locais para evitar que houvesse filmagem e fotos das varandas dos apartamentos. 

Apesar do acesso reduzido à imprensa, os familiares de jogadores puderam acompanhar o treinamento de Tite. Foi possível observar a repetição da equipe titular encaminhada para a estreia de domingo, contra a Suíça, com Phillipe Coutinho, Willian, Neymar e Gabriel Jesus reunidos.