Topo

Espanha

Hierro substitui Lopetegui e comandará Espanha na Copa do Mundo

Fernando Hierro (com a mão no rosto) é o novo técnico da Espanha para a Copa - AFP
Fernando Hierro (com a mão no rosto) é o novo técnico da Espanha para a Copa Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

13/06/2018 08h59

A Federação espanhola de futebol (RFEF, na sigla em espanhol) confirmou que Fernando Hierro, ex-zagueiro que já está na Rússia na função de diretor esportivo, comandará a seleção espanhola na Copa do Mundo. Ele substituirá de forma emergencial Julen Lopetegui, demitido nesta quarta-feira.

Brasil estreia às 15h deste domingo; veja a tabela
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Espanha se irritou com aviso sobre Real pouco antes de anúncio

Como jogador, Hierro virou ídolo do Real Madrid ao defender o clube por 14 anos e esteve presente na seleção espanhola nas quatro edições da Copa do Mundo compreendidas entre 1990, quando não entrou em campo, e 2002, quando se despediu como capitão. Como treinador, ele tem uma breve experiência como auxiliar de Carlo Ancelotti no Real em 2014-2015 e uma temporada à frente do Oviedo (2016-2017). Ele concederá uma entrevista às 12h30 (de Brasília) desta quarta-feira.

No comunicado, a federação não entrou em detalhes, mas a tendência é que Hierro só acumule os cargos durante o Mundial da Rússia, com o anúncio de um novo treinador efetivo para liderar o próximo ciclo de Copa do Mundo.

A decisão foi tomada de forma emergencial depois da demissão de Lopetegui nesta quarta-feira, dois dias antes da estreia do país na Copa contra Portugal, sexta-feira, às 15h (de Brasília). O antigo treinador acertou para dirigir o Real Madrid após o Mundial, o que irritou o presidente da federação Luis Rubiales. Assim, ele decidiu por antecipar a saída mesmo às vésperas da estreia.

A possibilidade de demissão Lopetegui já estava sendo ventilada desde a última terça-feira pela imprensa espanhola. Na chegada à Rússia, o próprio presidente da federação não garantiu a permanência de Lopetegui. Ainda na terça, a “Telecinco” flagrou imagens de Lopetegui em uma longa conversa com o diretor esportivo Fernando Hierro. Os dois gesticulavam bastante enquanto caminhavam ao redor do gramado, o que foi interpretado pela imprensa como um sinal da tensão entre eles.

De acordo com a imprensa espanhola, os jogadores da seleção ainda tentaram reverter a situação e pediram a permanência do treinador. Luis Rubiales não confirmou o pedido e disse que o grupo encarou bem a decisão. “Falamos com os jogadores, me atenderam muito bem e vão fazer todo o possível junto ao novo corpo técnico para ganhar o Mundial”, disse.

Espanha